A Câmara Técnica de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reuniu ontem e definiu que irá marcar um encontro com o secretário de Estado da Saúde David Uip para propor ações e melhorias.
O coordenador da câmara, Marcello Cusatis, secretário de Saúde de Mogi, destacou que durante o encontro, os secretários municipais apresentarão novas demandas. Em relação ao setor de nefrologia - que sofre com a falta de vagas para quem precisa de hemodiálise no Alto Tietê - será encaminhado um levantamento sobre o número de pacientes que fazem tratamento fora da região. O grupo também vai sugerir que sejam destinadas vagas em Itaquaquecetuba para atender a região.
Para o setor de ortopedia, será solicitado um recurso pontual à secretaria do Estado para que seja feito um mutirão de procedimentos ortopédicos na Santa Casa de Mogi para pacientes regionais.
A câmara vai pedir, ainda, informações sobre o setor de oncologia do Hospital Luzia de Pinho Melo que, pois há pacientes oncológicos que são enviados para outros locais para receber tratamento. Também será sugerido que o Estado documente, por meio de aditivos e normas regulatórias, a participação de dois membros, eleitos pelo colegiado de secretários, que obrigatoriamente participarão da definição de serviços e especialidades dos hospitais do Estado.
Os secretários pretendem ainda solicitar o retorno do estudo de demanda de UTI Neonatal e mais dois mil exames laboratoriais no Luzia para atender a demanda mensal do município de Salesópolis.