Atividades esportivas e de lazer são as mais oferecidas para os idosos nas principais cidades do Alto Tietê. Centros de convivência para a prática de esportes e atividades como cursos e jogos estão presentes na grande maioria dos municípios, enquanto que serviços mais específicos, como acolhimento, ainda são desafios para as administrações municipais, que afirmam estar atentas ao fato de que a população está ficando cada vez mais velha.
Em Mogi, onde mais de 50 Academias da Terceira Idade (ATI) estão instaladas, o serviço mais recente inaugurado é a Vila Dignidade, que consiste em um conjunto de 22 casas destinadas exclusivamente para idosos autossuficientes com mais de 60 anos, renda mensal de até um salário mínimo e que vivam sozinhos ou possuam vínculos familiares extremamente fragilizados.
"Nós temos a preocupação de ocupar os idosos com atividades por não considerar as pessoas acima de 60 anos como doentes e carentes, como muitos acham, além de oferecer serviços importantes, como medicamento em casa. Essas pessoas têm muita vida e muita disposição", relatou o coordenador municipal da Terceira Idade, Nelson Albissú.
Em Arujá, chama a atenção o Programa Alternativo, que se trata de uma ação municipal de atendimento ao idoso e à pessoa acamada que precise de cuidados especiais. O objetivo é garantir as necessidades básicas da pessoa incapacitada para o trabalho e sem retaguarda da família, por meio do fornecimento de cestas básicas, encaminhamentos médicos e visitas de profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Itaquaquecetuba ainda desenvolve suas políticas públicas voltadas para a terceira idade.
Segundo a prefeitura, desde o início da gestão do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), a Secretaria de Desenvolvimento Social tem investido em atividades para os idosos no município. "Já foram inauguradas sete academias ao ar livre, de um total de 34 que serão instaladas na cidade. Foram entregues novos equipamentos de ginásticas (no início do ano), foi feita a implantação de atividades para pessoas com mais de 60 anos nas seis unidades do Cras e segue em andamento a construção do Centro Dia do Idoso, entre outros projetos e ações", destacou a pasta, por meio de nota.
Em Suzano, além da prática do Lian Gong, que são exercícios que objetivam tratar e prevenir dores no corpo, problemas osteomuscalares, nas articulações e respiratórios, chama a atenção convênios com entidades que possibilitam atendimentos mais amplos aos idosos.
Na cidade, a Assistência Social oferece para a população idosa, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, os serviços de Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais e Proteção Social Especial, quando há violação de direitos. A pasta possui convênio com cinco entidades. (C.M.)