Ainda bastante utilizadas para criticar a atuação dos políticos, as redes sociais agora também se tornaram ferramentas para o Poder Público, em especial as prefeituras, para informar e atender a população, quando questionadas. Em alguns casos, são os próprios prefeitos que acessam a Internet para este fim; em outros, uma equipe é designada para cuidar da página oficial.
De uma maneira ou de outra, as prefeituras ouvidas pela reportagem foram unânimes em afirmar que as redes sociais ajudam a encurtar a distância entre os dois lados, deixando a população em dia sobre os atos do Executivo e fornecendo aos governos informações como reclamações e pedidos.
Em Itaquaquecetuba é o próprio prefeito Mamoru Nakashima (sem partido) o encarregado de manter a página da prefeitura no Facebook atualizada. "No total, o prefeito Mamoru dedica pelo menos uma hora e meia por dia, em momentos alternados entre intervalos de reuniões, almoço, café da manhã, à noite, em sua residência, e até mesmo em seu gabinete, para interagir com a população, ler reclamações, elogios, e todos os comentários feitos pela população em suas postagens", explicou o Executivo.
Segundo a prefeitura, são 25 mil pessoas que recebem as mensagens de Mamoru, que "curte" os comentários mais elogiosos e envia às secretarias responsáveis os problemas citados no Facebook. "São recebidas cerca de 300 mensagens por dia. Todas respondidas pelo prefeito", completou, em nota.
A página criada para a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos também é administrada pelo prefeito Acir Filló (PSDB). Atualmente, são 28,5 mil pessoas que já curtiram a página e que recebem as atualizações. São enviadas e respondidas pelo prefeito, em média, 400 mensagens. O aplicativo de smartphone Whatsapp também é utilizado pela prefeitura para se comunicar com a população.
  A Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Mogi das Cruzes é o setor responsável por manter a população informada sobre as ações da administração. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) cuida somente da página pessoal. "O Facebook é administrado pela Coordenadoria de Comunicação, que faz postagens sobre informações e serviços de interesse da população, além de responder e encaminhar demandas dos cidadãos".
A prefeitura informou que 30 mensagens, em média, são recebidas por dia. "Todas as mensagens com solicitações, pedidos de informação e reclamações são respondidas e encaminhadas para as secretarias competentes. As únicas exceções são ofensas, que acabam sendo ignoradas". Pouco mais de 16,5 mil internautas já curtiram a página do Executivo de Mogi.
Já a Prefeitura de Poá utiliza o Facebook e o Twitter para falar à população. O conteúdo também fica a cargo de uma equipe da Secretaria de Comunicação: "A Ouvidoria tem um canal por meio do site da prefeitura, porém a rede social também é importante para este contato".
São colocados de três a cinco reportagens por dia na página virtual para aproximadamente 8 mil pessoas, que já curtiram o perfil da Prefeitura de Poá no Facebook.