As chuvas que se intensificaram sobre a região no feriado de 7 de setembro interromperam uma sequência de 45 dias seguidos de queda nos níveis das cinco represas que compõem o Sistema Alto Tietê (Spat). Na manhã da segunda-feira, o nível dos reservatórios estava em 13,0% e ontem - um dia após a volta das chuvas - subiu para 13,1%, já considerando uma cota de 39,4 bilhões de litros de volume morto, adicionada no ano passado.
Os números são do relatório diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Ainda de acordo com a companhia, apenas no feriado choveu 23,9 milímetros sobre os reservatórios Paraitinga, Biritiba Mirim, Ponte Nova, Rio Jundiaí e Taiaçupeba - que integram o Sistema - volume superior à soma de todos os dias de agosto. A última vez em que o Alto Tietê havia registrado aumento foi no dia 26 de julho, quando o Sistema subiu de 18,4% para 18,5%. Desde então, o manancial perdeu 5,4 pontos de água armazenada.
E se depender da expectativa dos meteorologistas, que previam para ontem ao menos 25 milímetros de chuva em Mogi das Cruzes (mas pelo temporal que atingiu a cidade esse índice pode ser maior), o nível das represas deve subir também hoje. E o nível de água armazenada deve subir mais ainda se essa expectativa for ampliada, pois até o próximo domingo a meteorologia prevê, no mínimo, mais 50 milímetros de chuvas sobre a região. 
A divulgação dos dados medidos nas represas é feita sempre às 9h pela Sabesp.
Chuvas
As chuvas que se formaram ontem em Mogi Cruzes prejudicou o trânsito no centro da cidade. Os semáforos ficaram apagados, assim como a iluminação das ruas e de alguns imóveis.
Nas redes sociais houve relatos de bloqueios em rodovias importantes da região. O Departamento de Estadas de Rodagem (DER) confirmou, em nota, que "duas quedas de árvores nos km 57,6 da Mogi-Bertioga (SP-98) e no km 70 da rodovia Alfredo Rolim de Moura (Mogi-Salesópolis, SP-088). No entanto, ambas já foram retiradas pelos bombeiros e equipes do DER, não havendo, portanto, nenhuma interdição nos dois trechos".