A construção da Casa do Artesão, na Praça da Bíblia, em Poá, já está na fase final. No momento, estão sendo feitos os últimos acabamentos dos espaços cobertos que receberão os quiosques dos artesãos da cidade, que hoje vendem seus produtos em barracas na própria praça sempre às sextas-feiras e aos sábados.
A previsão de entrega do empreendimento era junho, mas até o momento a área ainda passa por obras. As paredes já receberam pintura, além de portas e janelas. A entrada para a Casa do Artesão se dará pela avenida Nova de Julho. Além dos quiosques, o espaço terá também sanitários e uma lanchonete.
O objetivo da prefeitura com a construção do empreendimento é dar mais comodidade aos artesãos e incentivar o turismo na cidade. A meta é tornar o espaço conhecido regionalmente para que atraia o maior número possível de visitantes.
Os recursos para a construção da Casa do Artesão foram repassados pelo governo do Estado há cerca de dois anos. Na ocasião, foram liberados R$ 8,5 milhões para a construção dos quiosques e de toda a estrutura, e também para terminar as obras do Teatro Municipal, que ainda não tem data para ser entregue.
O Dat questionou a prefeitura sobre o novo prazo para a conclusão do empreendimento e o número de quiosques disponíveis, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.
Recadastramento
Foi iniciado ontem o período de recadastramento dos artesãos da cidade. De acordo com o Secretaria de Cultura, "o objetivo é saber a quantidade desses profissionais que o município possui e torná-los participantes ativos de futuros projetos que serão colocados em prática".
Segundo o secretário de Turismo, Edevaldo Gonçalves, semanalmente é realizada na cidade a Feira de Artesanato, onde trabalham 18 artesãos. No entanto, com a realização da Expoá 2015, antigos artesãos que foram cadastrados em anos anteriores voltaram a procurar a secretaria para expor os seus trabalhos.
Os profissionais interessados em fazer o recadastramento deverão procurar a sede da Secretaria de Turismo, localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, 552, no centro de Poá, das 8 às 17 horas.