As alterações no trânsito do distrito de Brás Cubas, principalmente na avenida Francisco Ferreira Lopes, o principal corredor viário e de transporte coletivo, começam hoje, a partir das 9 horas. A intenção é que o fluxo de veículos seja dividido entre a via e a avenida Anchieta, que passa a fazer a ligação, nos dois sentidos de direção, entre a região central da cidade e o distrito de Jundiapeba. 
Agentes trânsito e guardas municipais farão o acompanhamento e orientação aos motoristas. Além disso, faixas informativas já foram implantadas.
Dentre as mudanças previstas está a implantação de um semáforo no cruzamento das avenidas Anchieta e Valentina de Mello Freire Borenstein, ao lado da passagem de nível de Brás Cubas.
O equipamento está sincronizado com o fechamento da cancela da passagem de nível, mas também terá funcionamento independente, ou seja, poderá fechar para o trânsito da Valentina enquanto a cancela estiver aberta para garantir a fluidez no corredor das avenidas Anchieta e Governador Adhemar de Barros.
Ainda nesta região, o trânsito na avenida Valentina passará a ter mão única de direção entre a rua Expedicionário Domingos de Lucca e a avenida Francisco Ferreira Lopes, no sentido da chegada ao distrito de Brás Cubas. Já a passagem pela linha férrea dos veículos que estão deixando o distrito em direção à via Perimetral deverá ser feito, obrigatoriamente, pelo viaduto Professor Argeu Batalha. Para isso, os veículos leves utilizarão as ruas Frederico Renê de Jaegher e Francisco Vaz Coelho. No encontro entre esta última via e a avenida Henrique Peres, a Secretaria de Transportes implantou um semáforo.
Já os caminhões de grande porte não utilizarão este trajeto.
Da avenida Francisco Ferreira Lopes, estes veículos deverão acessar a avenida Henrique Peres, fazer o retorno para outra pista na altura da rua Guttermann e chegar ao viaduto.
Embaixo do viaduto Argeu Batalha também estão previstas alterações. Um semáforo foi instalado no encontro das avenidas Henrique Peres e Francisco Ferreira Lopes. Além disso, o motorista que circula no sentido centro/bairro da Ferreira Lopes, não poderá fazer o retorno para a outra pista utilizando a rotatória existente sob o viaduto. No entanto, os acessos à avenida Henrique Peres e à rua Padre Álvaro Quiñonez Zuniga continuarão sendo permitidos.
Os caminhões que estão na Perimetral, na altura do parque Leon Feffer, e desejam transpor a linha férrea também terão trajetos distintos. Os veículos com mais de 18 metros de cumprimento deverão, obrigatoriamente, utilizar a avenida David Bobrow e o viaduto Argeu Batalha, chegando à avenida Henrique Peres. O restante, poderá utilizar a passagem de nível de Brás Cubas.
Neste ponto, os caminhões que possuírem até 10 metros poderão fazer a conversão na avenida Anchieta, enquanto os demais deverão utilizar a avenida Francisco Ferreira Lopes.