A secretária da Mulher de Poá, Aretha Marques, protocolou na última semana junto ao governo do Estado, os pedidos de mais um mamógrafo e novamente reiterou a solicitação em relação a uma Delegacia da Mulher para o município.
Os pedidos foram feitos na última semana e protocolados no gabinete do vice-governador do estado de São Paulo, Márcio França, pela chefe da pasta da Mulher. Segundo ela, o mamógrafo é para agilizar ainda mais os atendimentos em relação a este exame na cidade, e ainda de acordo com a secretária, a implantação de uma delegacia voltada ao público feminino é um grande objetivo da administração poaense.
"Fui recebida pelo chefe de gabinete do vice-governador e representando o Prefeito Marcos Borges, reforcei além do pedido do aparelho de mamógrafo, o da delegacia, sendo que este já foi protocolado em outras ocasiões, também na Secretaria de Segurança Estadual e junto ao Legislativo Estadual", disse Aretha.
A delegacia, segundo a administração municipal, irá somar forças ao trabalho desenvolvido, pois a prefeitura de Poá por meio da Secretaria da Mulher, já realiza atendimentos psicológicos às mulheres, em auxílio à vítima que consegue encontrar o apoio necessário para este momento.
Na unidade policial de Poá, as mulheres encontram a Sala Rosa, que foi inaugurada recentemente. O trabalho a ser desenvolvido no local envolve ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e sexual contra as mulheres, entre outros, no qual serão prestados auxílios em relação ao registro de boletim de ocorrência e a solicitação ao juiz sobre as medidas protetivas de urgência nesses casos, e também apoio a realização da investigação dos crimes.