A pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2016, o Instituto de Pesquisa Marketing e Informática (Ipemi) divulgou uma pesquisa, ao qual o Mogi News teve acesso, apontando o cenário político para Itaquaquecetuba na próxima disputa que elegerá o novo prefeito. Em todas as simulações feitas pelo órgão o atual prefeito, Mamoru Nakashima, aparece na primeira colocação, sendo que em uma delas ele chega a ter mais de 30% das intenções de voto.
Com 213 mil eleitores, sendo 102 mil homens e 111 mil mulheres, Itaquá é uma das três cidades na região que podem escolher o novo comandante em dois turnos. Porém, como ainda faltam 14 meses para o pleito, ainda é cedo para descobrir se a disputa será travada em duas etapas.
Apesar disso, já é possível traçar um possível cenário eleitoral com base nos dados fornecidos pelo Ipemi. Vale lembrar que foram ouvidas 501 pessoas das mais variadas idades e condição financeira em diversos bairro da cidade. A pesquisa ocorreu entre os dias 19 e 21 de agosto.
Na primeira simulação, em que os pesquisadores mostram aos eleitores os possíveis candidatos, Mamoru aparece com 31,3% dos votos validos, sendo lembrado por 108 eleitores
Ja o ex-prefeito, Armando Tavares (PR), o Armando da Farmácia, possível candidato na eleição do ano que vem, ficou na segunda colocação entre os votantes, sendo lembrado por 86 deles, ou 24,9% dos entrevistados.
Outro nome lembrado pelos entrevistos durante a pesquisa foi a do vereador Roque Levi Santos Tavares (PR), o Dr. Roque. O parlamentar aparece na terceira colocação, tendo seu nome citado por 12% dos votantes.
Em quarto lugar na pesquisa, surge a também advogada Adriana da Costa (PSB), a Dra. Adriana. Candidata em 2012 para ocupar o Paço Municipal, a ex-candidata obteve 16,2% dos votos, porém, segundo a pesquisa, seu nome foi lembrado por apenas 11,3% dos entrevistados.
Menos citado, mas ainda lembrado, aparece o vereador Silvani de Paula Lima (PR), com 4,1%%.