Compartilhe
O nível das represas que abastecem o Sistema Alto Tietê (Spat) registrou mais uma queda. Alguns reservatórios, inclusive, correm o risco de secar de vez, já que operam com menos de 10% da capacidade. Até ontem, o Spat estava operando com 20,1%, apresentando regressão de 0,6 pontos percentuais em uma semana.
O volume da represa Jundiaí está oscilando nas últimas semanas. Há 15 dias, o manancial estava com 51,1% de água. Uma semana depois, o reservatório apresentou queda de 0,5 ponto percentual e ontem já estava operando com 52,5%, o maior armazenamento do Spat.
Embora a situação tenha sido amenizada devido as chuvas, 20% ainda é pouco, segundo o ambientalista Helder Wuo. "Não são só as ações emergenciais que vão acabar com o problema da falta de água, tem de haver medidas a longo prazo", avaliou o especialista se referindo as obras que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vem fazendo como, por exemplo, a transferência de água do Rio Guaió para o Spat. "O reflorestamento seria uma opção, pois vai ajudar a segurar a água infiltrada no solo", explicou Wuo.
As represas Paraitinga e Ponte Nova, localizadas em Salesópolis, são as que têm o menor volume de água dentre as cinco que operam na região. "As represas de Salesópolis nunca mais vão ter o volume elevado. O agravante é na Paraitinga que nunca mais vai encher" estimou Helder.
O ambientalista alertou o risco de a qualidade da água ser comprometida com o crescimento da vegetação em áreas onde os reservatórios regrediram. "O caso da Paraitinga, como foi esvaziada, a mata cresceu. E não pode ter vegetação, pois a mata em decomposição pode tornar a água tóxica", revelou. "Para encher, novamente, seria necessário fazer o desmatamento nessa área".
Para Helder Wuo, ainda falta consciência da população no uso consciente da água. "As pessoas usavam a água de forma excessiva sem se preocupar que esse é um bem limitado. O que tem mantido a água no Spat é a redução no consumo, devido a campanha de bônus da Sabesp", disse.
Cidades
Sebrae-SP Alto Tietê realizará "Encontro de Agronegócios" em Mogi das Cruzes
Cidades
Guararema recebe empreendedores em Rodada de Crédito nesta quarta-feira (27)
Cidades
Prefeitura de Mogi certifica mais de 100 alunos de 31 cursos do CRESCER
Cidades
Refis de Itaquá apresenta novidade de parcelamento facilitado para empresas
Cidades
Mogi segue na liderança da geração de emprego no Alto Tietê, com 5.662 novas vagas em 2024