A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará na próxima terça-feira, dia 21 de julho, às 9 horas, na sede da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, uma reunião onde serão apresentados os detalhes da construção da passagem subterrânea na praça Sacadura Cabral. Participarão da reunião secretários municipais envolvidos com a obra e os comerciantes. A obra, orçada em R$ 128,8 milhões, é a maior intervenção na área de mobilidade urbana na região central da cidade e facilitará a travessia entre dois polos da cidade. Os trabalhos de sondagem do Semae - para identificação e separação das redes de água e esgoto - já estão em andamento.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, explica que a reunião será importante para explicar como será o andamento dos trabalhos. "Como será uma intervenção urbana de grande porte, é muito importante que todo o trabalho seja apresentado. Eles terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer cada etapa do trabalho. É claro que um trabalho assim trará transtornos temporários, mas é preciso haver a compreensão de que a obra representará uma transformação significativa para todo o município, com benefícios nas áreas de transporte e mobilidade urbana", explica.
As secretarias municipais envolvidas no trabalho estão tomando as providências iniciais para que a obra ocorra com o mínimo possível de transtornos. O Semae já fez as primeiras sondagens no final de semana e prepara a instalação de três registros de água que permitirão setorizar a região. Este procedimento permitirá que o fornecimento para a área seja separado das outras regiões próximas - facilitando, assim, o controle e as intervenções que serão necessárias durante a execução dos trabalhos. A Associação Comercial criou uma comissão formada por comerciantes das duas regiões que serão afetadas pela obra - as ruas Ricardo Vilela e Cabo Diogo Oliver.
O diretor-adjunto do Semae, Dirceu Lorena de Meira, explicou nesta terça-feira que a autarquia fará a instalação dos registros nas ruas Dr. Ricardo Vilela, Cabo Diogo Oliver e Hamilton da Silva Costa. Os sistemas são de grande porte e sua implantação ocorrerá em um final de semana, quando o movimento de veículos e pedestres na área é menor.