A Prefeitura de Suzano entregou na manhã de ontem o prédio onde funcionava a Unidade II da Santa Casa, na avenida Armando de Salles Oliveira, no centro. Segundo a direção do antigo Hospital São Sebastião, proprietário do imóvel, apesar da entrega das chaves, muitos pertences da entidade ainda permanecem no local, entre eles prontuários de pacientes e até uma ambulância.
Conforme o Dat apurou, na manhã de ontem, a Santa Casa retirou o último funcionário deixado no prédio, um vigia que permanecia no local 24 horas por dia. Apesar disso, vários documentos ainda estão espalhados pelo prédio, além de lixo e materiais que a direção do Hospital São Sebastião não sabe se ainda serão utilizados. Por causa disso, a Santa Casa está sendo acionada para que retire o que ainda está depositado no imóvel.
A reportagem apurou ainda que ficou definido um prazo de 60 dias para que os proprietários do prédio fizessem o inventário dos maquinários que se encontram no hospital e daqueles que não estão mais lá e precisam ser devolvidos. A entrega do imóvel se deu em função de uma ação de despejo que tramita na Justiça após a Santa Casa, que hoje é administrada pela prefeitura, não pagar o aluguel por mais de dois anos, o que resulta em uma dívida de mais de R$ 3 milhões.
Sobre o futuro do imóvel, em conversa com o Dat na semana passada, o médico Mario Murakami, um dos proprietários do Hospital São Sebastião, afirmou que os sócios estão tentando entrar em acordo para decidir o que será feito. "Alguns querem reabrir o São Sebastião, outros concordam em repassar o hospital para o Grupo Samed, outros têm medo de ficar sem receber o valor do aluguel novamente. Teremos que resolver em grupo qual será o futuro do hospital", explicou.
Questionada pelo Dat no final do mês passado, a Samed Saúde informou que "entra em fase final de negociações para assumir a administração da unidade acima mencionada". No caso de desfecho positivo dessas negociações, a operadora de saúde expõe, publicamente, "enquanto primeiro compromisso, a avaliação profissional de todos os colaboradores que prestavam serviços na Unidade II da Santa Casa com disposição prévia de contratação a partir de critérios que unam capacitação técnica e demanda disponibilizada".