O córrego Paredão, na divisa entre as cidades de Poá e Ferraz de Vasconcelos, receberá serviços de limpeza e de canalização. A ação ocorrerá a partir de uma união dos dois municípios. O prefeito poaense, Marcos Borges (PPS), e o ferrazense, Acir Filló (PSDB), estiveram na manhã de ontem com suas equipes técnicas, secretários e vereadores fazendo vistorias no local. Serão beneficiados os bairros Vila Romana e Vila Pereta, em Poá, e Vila Correia, Jardim Selma Helena e Jardim Ferrazense, em Ferraz.
De acordo com Borges, esta obra é uma reivindicação antiga dos moradores, que vivem em situação preocupante, pois com as fortes chuvas as águas não têm vazão e invadem as casas próximas. Em uma primeira visita, foi detectada a situação e ele convidou Filló para conseguir uma solução.
A princípio, a sugestão foi de que Poá arcaria com o material e Ferraz com a mão de obra. Segundo Borges, a Secretaria de Obras irá fazer o projeto e o orçamento dos serviços para que em conjunto as duas prefeituras executem os trabalhos. "Não podemos admitir que a população durma preocupada com a mudança de tempo, isso é angustiante. Portanto, o que depender da Prefeitura de Poá para resolver o problema dos moradores que residem próximos ao Paredão será feito", destacou.
O córrego, que está com a vegetação das margens bastante densa, já começou a ser limpo ontem. "Isso evitará proliferação de insetos e de animais peçonhentos e melhorará a qualidade de vida dos cidadãos que vivem em torno do córrego", disse Filló. Também está prevista a implantação de aduelas abertas no trecho da rua Tupinambás, Vila Romana, e a canalização da travessia da rua Arlindo Correia, entre a Vila Pereta e a Vila Correia. A iniciativa é realizada com recursos próprios dos dois municípios.
Filló explicou que haverá três passos para que os trabalhos sejam concluídos: "Primeiro faremos a limpeza completa do córrego. Simultaneamente aos trabalhos que já começaram a ser desenvolvidos, nomearemos, com o prefeito Marcos Borges, um grupo para criar o projeto de canalização. Em seguida, finalizaremos os trabalhos com a canalização da extensão total do local".