O Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPAM-12) lançará na próxima semana uma campanha para orientar a população sobre alguns cuidados durante o uso de celulares em vias públicas. O objetivo é diminuir os índices de roubos envolvendo estes aparelhos, que em alguns municípios corresponde a metade dos registros da modalidade criminal.
O comandante interino do CPAM-12, tenente-coronel José Luiz de Souza, destaca que na maioria dos casos de roubo de celulares registrados na região houve distração por parte das vítimas. "Através do (aplicativo) Whatsapp ou de uma ligação, o celular faz com que a pessoa fique como se estivesse em uma outra dimensão. Até para atravessar a rua ela fica desatenta e, com isso, o meliante tem seus serviços facilitados. Boa parte das vítimas alega não ver se quer arma durante os delitos. Isso tudo porque, para a prática, há certa facilidade", disse.
Segundo Souza, a campanha também irá orientar a população sobre a importância de se fazer o bloqueio dos aparelhos furtados ou roubados utilizando o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), juntamente com o registro do boletim de ocorrência.
O IMEI pode ser encontrado na caixa original do aparelho, no espaço interno destinado à bateria ou, ainda, digitando *#06# na tela de discagem do próprio celular. A orientação é ter o número anotado em algum local seguro. Com ele em mãos será possível realizar o bloqueio do aparelho, de forma que ele fique inoperante para fazer ligações ou acessar a internet, mesmo que o chip seja trocado.
O comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Paulo Sérgio Merino, destacou que a conscientização dos cidadãos é fundamental para que os índices criminais desta modalidade sejam reduzidos. "Em Ferraz, Poá e Suzano, praticamente metade dos roubos registrados em junho tiveram como foco os celulares. Foi mapeado os locais onde há maior incidência e estamos trabalhando na tentativa de identificar os marginais. Além disso, iremos alertar as pessoas sobre os riscos de se caminhar utilizando o aparelho", comentou.