Compartilhe
Com lei municipal em vigar que proíbe a venda de “linhas chilenas” para empinar pipas e ainda o uso das mesmas, Mogi das Cruzes fez três autuações somente neste ano por descumprimento da legislação. Segundo a prefeitura, foi estabelecida a multa de 10 UFM (R$ 1.376,80) para quem for flagrado utilizando linha com cortante e de 20 UFM (R$ 2.753,60) para estabelecimentos comerciais flagrados comercializando o produto.
De acordo com o secretário de Segurança da cidade, Eli Nepomuceno, neste ano já foram vistoriados 61 estabelecimentos. “Além disso, desde o início das férias escolares, o Departamento de Fiscalização de Posturas está intensificando a verificação nos parques, na Praça da Juventude e nos bairros. No total já foram emitidas três multas desde janeiro, sendo duas contra estabelecimentos comerciais e uma contra o responsável por um menor flagrado utilizando linha com cerol”.
Arujá também conta com uma legislação específica criada em 2002. “Na cidade, a fiscalização é realizada a partir de denúncias que, se comprovadas, levam à apreensão do material”, explicou a prefeitura, por meio de nota. Ferraz conta com a lei, que prevê uma notificação preliminar ao comércio, multa na primeira reincidência e cassação do alvará de funcionamento na terceira reincidência.
Em Poá, a legislação que impede a venda e o uso de linhas com cortante é de 1993. “A fiscalização é feita pelos agentes que fazem parte da Secretaria de Obras. Ele agem a partir de denúncias e vistorias periódicas nos parques e outras áreas públicas. De acordo com a lei, é estipulada uma multa em casa de descumprimento. O valor não foi informado. Sem qualquer lei em vigor, a Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que “no Parque Ecológico Municipal as pessoas são orientadas a não usar cerol por questão de segurança”.
A Prefeitura de Suzano informou que se baseia na lei estadual que prevê a proibição do uso e venda da linha. "Com base na grande incidência de acidentes, a Guarda Civil Municipal realiza um trabalho no sentido de coibir o uso, especialmente por menores. Em casos de flagrante, a GCM recolhe o material para incineração". (C.M.)
Cidades
Sebrae-SP Alto Tietê realizará "Encontro de Agronegócios" em Mogi das Cruzes
Cidades
GAPC de Mogi arrecada roupas para bazar beneficente
Cidades
Prefeito se reúne com ministro Alexandre Padilha em busca de investimentos para Suzano
Cidades
Black Friday Unipiaget: oportunidade única para começar a estudar em 2025
Cidades
Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes recebe novo armamento e munições