Compartilhe
Do total de alunos da região que integram famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, 90,1% cumprem o mínimo de aulas necessárias exigidas pelo governo federal.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 79.329 marcaram presença nas escolas no bimestre de abril e maio. No Alto Tietê, 88.024 crianças e adolescentes são acompanhadas pela União.
De acordo com a pasta estadual, o acompanhamento da condicionalidade do programa de complementação de renda promove a redução da desigualdade educacional no País.
A cidade que chegou mais próximo desse objetivo foi Santa Isabel, onde 95,4% dos alunos cumpriram o mínimo de presença de 85% (crianças e jovens de 6 a 15 anos) e de 75% (jovens de 16 e 17 anos).
Já Arujá e Biritiba Mirim são os municípios do Alto Tietê com os piores índices. Na primeira cidade, do total de 4.729 estudantes que integram o programa, 15,1% não cumpriram a condicionalidade. Em Biritiba, a situação é ainda pior, já que 16,9% dos alunos deixaram de participar do número mínimo de aulas.
Nacional
O recebimento do benefício do Bolsa Família implica em algumas contrapartidas que as famílias devem realizar, entre elas que os filhos estejam estudando regularmente.
No bimestre de abril e maio, mais de 14,7 milhões de crianças e jovens que recebem a complementação de renda tiveram a frequência escolar acompanhada. Deste total, 96% cumpriram o mínimo de presença exigida.
As famílias devem ainda manter atualizadas as informações no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, principalmente em situações de mudança de escola.
O poder público também tem compromissos, entre eles garantir a oferta do serviço educacional à população e acompanhar, por meio da rede de assistência social, as famílias em contextos mais vulneráveis. (C.M.)
Cidades
Alunos da região se destacam em concurso de redação do Estado
Cidades
Câmara de Mogi realiza audiência da LOA, que prevê Orçamento de R$ 2,8 bilhões
Cidades
Itaquá conquista mais uma vez o Prêmio 21 de Agosto com o projeto Escola REURB
Cidades
Câmara Suzano vai homenagear profissionais de saúde e servidores
Cidades
Itaquá abre indicações para o Prêmio Profissionais do SUS 2024