O Café com Mogi News da próxima terça-feira (22) traz o Instituto Emaús, de Suzano. Criado há 18 anos, o Instituto tem o propósito de ressignificar a vida de pessoas, trazendo oportunidades e condições de mudança para adolescentes, pessoas em situação de rua e dependentes químicos. A convidada é a coordenadora da Casa Madre Teresa, um dos braços do Emaús, Valdinete Ferreira dos Santos, que é estudante de Assistência Social.

O Instituto nasceu do sonho do padre Ademir Andrade de Sá, da Paróquia São Sebastião, em Suzano, de criar um trabalho social com crianças. “Um dia, em uma missa, ele falou desse sonho, e para isso ele teria que ter um espaço, um lugar onde ele pudesse acolher essas crianças. Apareceram dois empresários e fizeram a doação de um sítio, onde hoje temos a nossa sede, que é a Casa Nossa Senhora de Guadalupe. Nesse sítio foi construída uma casa para acolher as crianças”, explicou a entrevistada.

Atualmente o Instituto Emaús conta com três braços sociais, um deles é uma Comunidade Terapêutica, que trabalha com pessoas com dependência química, oferecendo tratamento, e reabilitação física, mental, emocional e espiritual. Há ainda a Casa Madre Teresa, um centro de apoio a pessoas em situação de rua, e o projeto Dom Bosco, que desde 2010 oferece cursos para jovens e adolescentes em parceria com o Senai. “A meta é fazer com que essas crianças não conheçam o mundo das drogas, não venham a ser pessoas em situação de rua futuramente”, comentou Valdinete.

A transformação, segundo a coordenadora, é também para os voluntários. “Tivemos casos de pessoas que saíram da depressão e se tornaram pessoas ativas por conta dessa questão de se doar. Quando você se coloca a serviço do outro, quando você se doa, o seu problema é mínimo, é mínima a sua situação, porque você se empenha para ver o outro crescer, então, isso é muito bacana”, completou.

Saiba mais no no site https://institutoemaus.org.br/dom-bosco/ e no perfil do Instagram @intituto.emaus.

 Café 

O episódio completo, produzido com apoio da Padaria Tita, ficará disponível a partir das 10 horas da próxima terça-feira (15), no www.portalnews.com.br e no canal do Portal News no YouTube. 

*Texto supervisionado pelo editor.