O Café com Mogi News entrevista hoje (24), o especialista em marketing digital Luiz Chrispim, que traz dicas sobre, investimentos, campanhas, ferramentas e principalmente como planejar toda estratégia de marketing digital de uma empresa, além disso, ele explica como as empresas tradicionais devem ingressar no digital e ampliar seu negócio. Chrispim conta também sobre sua trajetória e os principais desafios que as empresas enfrentam para conseguirem implantar uma boa estratégia que traga resultados. 

Na entrevista do novo episódio do Café, com apoio da Padaria Tita, Luiz Chrispim, que atua há 12 anos no marketing digital, fala da ampla experiência que tem na área e destaca os trabalhos feitos na região. “Atuei bastante aqui em Mogi, em agências de publicidade. Tive a minha agência e hoje sou um profissional sozinho no mercado, com grandes parcerias. Trabalho com gestão de tráfego, com Google, com redes sociais e tudo mais, ajudando pequenas, médias e grandes empresas a captar mais clientes, vender melhor o seu serviço e se posicionar na internet, principalmente”.

O especialista explica o que é o marketing digital. “O marketing digital talvez seja o ponto essencial para uma empresa, para um empresário, para um prestador de serviço captar mais cliente e ser mais bem posicionado para clientes ou potenciais clientes chegarem para consumir o seu produto. Um advogado, por exemplo, pode captar clientes trabalhistas para poder entrar com ações, um psicólogo pode captar casais para fazer terapia de casal, e por aí vai”. 

Chrispim destaca o papel das redes sociais na prospecção desses clientes. “Quem não está hoje na rede social precisa trabalhar muito mais, porque está tudo na palma da mão do cliente. Ele pode fazer uma pesquisa, pode avaliar bem ou pode falar muito mal da sua empresa. Então, você precisa ter esse controle na palma da sua mão”, salientou. 

Acesse e assista a entrevista completa:

Café com Mogi News: Olá, pessoal, estamos começando mais um episódio do Café com Mogi News. Hoje, nosso entrevistado é o Luiz Chrispim, especialista em marketing digital. Seja muito bem-vindo.

Luiz Chrispim: Eu que agradeço mesmo o convite. Espero agregar com meu conhecimento em marketing digital para quem vai assistir e escutar a gente.

CMN: Quem é o Luiz Crispim?

Luiz: Bom, Luiz é um engenheiro da computação formado, mas há 12 anos trabalha com marketing digital. Não tem muito a ver com engenharia da computação, mas foi o caminho que eu segui para a minha carreira.

Trabalhei bastante aqui em Mogi, em agências de publicidade. Tive a minha agência e hoje eu sou um profissional sozinho no mercado, com grandes parcerias, trabalho com gestão de tráfego, com Google, com redes sociais e tudo mais, ajudando pequenas, médias e grandes empresas a captar mais clientes, vender melhor o seu serviço e se posicionar na internet, principalmente.

CMN: Vamos falar um pouquinho sobre o que é marketing digital, para esclarecer para os nossos leitores. 

Luiz: O marketing digital talvez seja o ponto essencial para uma empresa, para um empresário, para um prestador de serviço captar mais cliente e ser melhor posicionado para clientes ou potenciais clientes chegarem para consumir o seu produto. 

Um advogado pode captar clientes trabalhistas para poder entrar com ações, um psicólogo pode captar casais para fazer terapia de casal, e por aí vai.

CMN: Quando a gente pensa no marketing digital, vem logo as redes sociais, certo? E qual é a importância das redes sociais e de uma empresa estar inserida nas redes sociais hoje? 

Luiz: Hoje, a rede social é um item importante que vai avaliar até a sua empresa perante novos usuários que querem consumir o seu produto.

Muitos usuários fazem pesquisas para ver a qualidade, e se a empresa existe, principalmente.

“Eu vou comprar uma roupa em uma loja no centro de Mogi. Eu quero saber se a loja existe, se ela tem perfil no Instagram, porque se eu tiver algum problema eu sei como encontrar essa pessoa para fazer uma reclamação ou até mesmo para fazer um elogio”. Então, a rede social, além de ser uma grande vitrine para exibir o seu produto ou seu serviço, é o item de qualidade essencial para o seu possível cliente conhecer melhor a sua loja, seu escritório, sua empresa como um todo. 

Quem não está hoje na rede social precisa trabalhar muito mais, porque está tudo na palma da mão do cliente. Ele pode fazer uma pesquisa, pode avaliar bem ou pode falar muito mal da sua empresa. Então, você precisa ter esse controle na palma da sua mão, porque está na mão do seu possível cliente também. 

CMN: Exatamente! As redes sociais, como você falou, são uma vitrine; ali as pessoas vão pesquisar aquela determinada empresa, e ali também nos comentários, vão ver se ela funciona bem se não funciona bem, não é isso?

Luiz: Exatamente! Tem o lance do efeito manada. 

Se uma empresa é bem avaliada, as pessoas tendem a consumir mais dessa empresa. Logo, se você tem frequência nas suas publicações, se você faz investimentos, você pode estar na frente de qualquer concorrente que não faz isso.

 É aquilo: “Eu vou fazer mais, porque eu preciso me mostrar mais e captar mais clientes para o meu negócio”.  

CMN: A gente tem um leque gigantesco de mídias sociais. Hoje para uma empresa ter sucesso, ela precisa estar em quais exatamente?

Luiz: No Meta (empresa de tecnologia), como um todo, que é Instagram e Facebook e WhatsApp Business. O WhatsApp Business está trazendo ferramentas importantes para até fazer divulgação direto no seu perfil do WhatsApp; e é o Meta que controla todas essas empresas. Então, você tem que estar no Instagram, Facebook e WhatsApp Business.

No Google você precisa ter o Google Meu Negócio. Não é uma rede social, mas você consegue gerar os mesmos conteúdos que você faz nessas outras redes, e consegue jogar no Google Meu Negócio.

Se você gera bastante conteúdo de vídeo, você precisa também estar no Tik Tok, porque é a rede social do momento, hoje é muito fácil você gerar conteúdo de vídeo, muito fácil você ganhar seguidores no Tik Tok e você precisa acelerar e montar sua base, porque quando todos forem para o Tik Tok a concorrência vai aumentar, então eu recomendo o Tik Tok. 

Se você trabalha com artesanato, se você trabalha com algo mais visual, como roupas e moda, o Pinterest é excelente também para você estar bem posicionado com a sua empresa. Muitas pessoas buscam inspirações de looks (roupas), inspirações de calçado, inspirações de bijuterias, então se você conseguir colocar uma campanha patrocinada dentro do Pinterest é grande a chance de você conseguir consumidores lá também.

CMN: Pensando no cenário atual, em que as pessoas estão muito inseridas nas redes sociais, no YouTube, e consomem realmente (conteúdos); de fato há um retorno, um resultado quando o cliente está envolvido nas redes sociais? 

Luiz: Além da visibilidade, além de você estar sempre atualizado com os seus produtos e seus serviços, você consegue também fazer patrocínios lá dentro. 

Como eu comentei do Tik Tok, no começo você fazia uma publicação e chegava, sei lá, para 100, 200 pessoas. Quanto mais seguidores ou quanto mais pessoas engajadas você tem, mais pessoas na teoria você consegue alcançar, só que tem os algoritmos das redes sociais. 

Hoje o Meta, principalmente, “força” o dono da empresa a investir para atingir mais pessoas. Se você está no YouTube, no Facebook e no Instagram, você precisa investir para atingir mais pessoas. Porém, você ter a frequência de publicações, mostrará que a sua empresa está sempre atualizada com seus valores e com seus produtos, a fim de mostrar que essa empresa está engajada a oferecer o melhor produto e o melhor serviço para quem encontrou ela de alguma forma, seja no orgânico, seja por indicação ou seja nesse patrocinado (tráfego pago).

CMN: Então, a frequência é importante. Qual é a frequência (nas redes), para que essa empresa esteja ali, publicando, e tenha esse retorno? 

Luiz: Quando você está começando a divulgar a sua empresa, e por exemplo, acabou de criar o seu Instagram, Facebook e canal do YouTube, eu sei que é muito difícil você estar todos os dias lá, mas esse seria realmente o ideal, né? Você pode gerar um vídeo, fazer uma foto, criar uma caixinha de perguntas. 

Estar nas redes todos os dias é importante, só que eu sei que pelo tempo e organização, até os conteúdos se ajustarem, é difícil fazer essas publicações todos os dias, mas no mínimo no mínimo três vezes por semana, você tem que fazer uma atualização nas suas redes sociais. Isso, até conseguir aumentar essa frequência, e uma vez por dia, no mínimo, você vai falar que você existe, que você está ali para atender quem precisar ser atendido. Uma vez por dia é muito interessante, para se ter um conteúdo melhor.

CMN: Os vídeos trazem um retorno melhor (nas redes)? Ou as fotos

Luiz: Tem um uma disputa entre as redes sociais, né? Nós temos um Instagram, com os reels (vídeos), tentando ser uma adaptação para o Tik Tok; e temos o YouTube, com o YouTube Shorts. Assim, os vídeos, em todas as redes, tendem sempre a captar, a serem apresentados ou passar na timeline de pessoas que ainda não te seguem; atraindo de forma orgânica, né? Então, ele tem um alcance maior sim, mas claro que você pode trabalhar melhor com as hashtags.

O conteúdo também vai ser muito importante para você chegar na pessoa exata, como por exemplo, eu posso criar dois conteúdos assim: um, com o que eu faço no meu dia a dia como o gestor de tráfego, com marketing digital, e no segundo, eu dar uma dica para resolver algum problema de algum cliente. 

São dois conteúdos que podem trabalhar de formas diferentes, porque em um eu estou falando como é meu dia, alguma coisa pessoal, e a rede social tende a entregar mais conteúdo pessoal. Quando eu sou mais profissional, a rede social tende a entregar menos o meu conteúdo, porque ela entende que eu posso investir para atingir mais pessoas. Esse algoritmo, esses robozinhos pregam às vezes umas peças boas.

CMN: Agora, falando das empresas tradicionais, por exemplo empresas antigas, que não tem essa visibilidade ainda na internet. Como elas devem ingressar?

Luiz: Como eu disse, o tempo é muito precioso nesse começo de empresa. Como exemplo: Vamos supor que eu acabei de criar minha clínica dentária, no centro da cidade. Eu sei que isso tem muita concorrência, né? Às vezes, em um quarteirão tem três ou quatro dentistas. Então, eu preciso me posicionar. 

Eu já coloquei a minha placa no centro da cidade e panfletei no centro da cidade, então as pessoas que estão ali podem te encontrar. Já comecei a criar a minha rede social, comecei a fazer as minhas publicações frequentes e consigo fazer as minhas publicações todos os dias. Eu já tenho meu Facebook, meu Instagram, meu WhatsApp, meu canal do YouTube e o Google Meu Negócio. 

Agora, é hora de pensar, analisar e começar a fazer os investimentos na rede social. No Google, você consegue trabalhar com rede de pesquisa. Por exemplo, se a pessoa pesquisar “dentista em Mogi das Cruzes”, ela vai te encontrar; claro, dependendo da concorrência e do valor que você vai investir por dia.

Agora, imagina que eu trabalho com implantes dentários, no Facebook e no Instagram, eu posso fazer uma campanha e investir R$10 para chegar para as pessoas com mais de 35 anos, apenas no CEP onde minha clínica está posicionada, ou em um raio de 1 km de onde minha clínica está posicionada. Assim, se a pessoa está passando por ali, almoçando, trabalhando ali perto, ela consegue ver o meu anúncio falando assim: “Olha, tem um dentista novo aqui, e temos condições especiais. Entre em contato com a gente”. 

Investindo, você chega mais rápido nessas pessoas. No orgânico, é mais demorado você conseguir embalar o seu conteúdo, a sua rede social e até mesmo o seu site, se você tiver, aumentar esse acesso de pessoas nele.

Analise já começar a fazer os investimentos nas redes, porque se você não tiver esse investimento vai ser mais demorado conseguir captar mais clientes.

CMN: Agora, falando sobre estratégia de marketing digital, quais são as principais dificuldades que uma empresa enfrenta? 

Luiz: Primeiro, é esse orçamento, esse investimento para fazer as campanhas, porque eu sei que dói. Eu sei, porque eu faço campanhas para mim também, para testar o que o meu cliente passa. Eu sei que “a pior parte”, é quando a gente precisa analisar e ir devagar, testar muito para fazer um investimento, porque você tá trabalhando com dinheiro, principalmente o dinheiro do seu cliente, né? E você precisa analisar muito bem o público para não gastar dinheiro à toa. 

Como que eu gastaria dinheiro à toa? Se eu não calibrar as minhas redes sociais, eu posso fazer uma campanha que vai chegar às pessoas do Nordeste, para querer fazer um atendimento na minha clínica dentária em Mogi das Cruzes. Nisso, eu perdi dinheiro.

No começo, você vai acabar gastando dinheiro para testar se a sua empresa, seu anúncio ou o seu conteúdo são agradáveis para a comunidade e para os usuários que você quer. Então, o maior problema, que é a maior dificuldade, é ter essa cabeça de que se vai investir nisso, e esse valor pode não trazer nenhum cliente para mim, mas tem que ser pouco (dinheiro), porque se você errar, se o seu gestor ou a agência contratada errar, tem que errar rápido, para corrigir muito rápido e você não gastar dinheiro. Logo, o primeiro ponto e o mais complicado, é a gente conversar com os clientes. 

O segundo ponto, às vezes, é a parte do próprio atendimento. Às vezes você consegue fazer uma campanha e traz muita gente para conversar, mas você não tem um atendente ou um braço suficiente para devolver essa qualidade para o usuário ou para o cliente, que vem para sua clínica, para o seu escritório ou para sua loja virtual, por exemplo. Você não consegue dar conta disso, então tem que ter um atendimento organizado. 

CMN: É um todo, na verdade. Tem que se pensar na estratégia, mas também tem que se pensar no retorno que você vai ter, se essa campanha der certo ou não. 

Luiz: Geralmente, a gente fala que se acontecer alguma coisa errada no atendimento, alguém vai reclamar. Agora, se você atendeu 99 pessoas perfeitamente, acho que talvez nenhuma vai te dar cinco estrelas, a não ser que você peça. O atendimento é muito importante também, porque é a qualidade do seu serviço, do seu produto, e isso é importante. 

CMN: Luiz, eu queria que você explicasse sobre isso aos nossos leitores, que constância faz toda a diferença, mas às vezes a pessoa acha que a campanha vai dar certo só naquela vez, e não é assim que funciona. 

Luiz: Exato! A melhor organização de campanhas é a seguinte: você não pode trabalhar com um anúncio só. Se eu estou vendendo um produto x, eu não vou colocar esse anúncio um mês inteiro, porque as pessoas enjoam de ver o anúncio. Reparem nas suas redes sociais, na frequência que às vezes um produto aparece na sua rede social, e você fala assim: “Nossa, de novo isso! ”. 

Esse anúncio pode ser bem interessante no começo, mas depois ele vai perdendo a validade dele, porque as pessoas vão vendo, e essa frequência só é suprida, esses custos só abaixam quando você coloca mais outros anúncios com maior frequência para o mesmo público também.

Uma ideia: se eu vendo salgados, eu posso fazer de várias formas as fotos, os vídeos e um cardápio deles; então não trabalhar só com uma campanha ao mês inteiro ou dois meses. Essa é uma é uma falha que muita gente comete mesmo, por não ter essa frequência de publicação e essa frequência de campanha também. 

CMN: Falando sobre ferramentas, quais são as principais para o marketing digital eficiente? 

Luiz: Bom, eu gosto muito do Google. O Google tem as melhores ferramentas para você acompanhar o progresso da sua empresa. 

Se eu tenho, por exemplo, um e-commerce, eu tenho o Google Analytics que é totalmente gratuito e por ele, eu consigo saber que horas meu usuário entra, qual o modelo de celular que o meu público costuma comprar mais, por exemplo, se é um iPhone, um Motorola, um Android. Eu consigo saber em qual estado ou qual cidade eu tenho uma saída melhor das minhas vendas, por exemplo: eu posso trabalhar num estado de São Paulo inteiro, mas eu sei que no litoral eu tenho mais vendas do meu produto X, então eu posso reforçar essas campanhas para o litoral para eu vender muito mais. 

Eu consigo saber a idade das pessoas que estão acessando e também, por exemplo, se ela entra e sai do meu site, e quantas vezes ela volta para o meu site até fazer a compra. Assim, a ferramenta principal para você, principalmente que tem site, é o Google Analytics. Ele é a melhor ferramenta, e é gratuito, para você acompanhar o progresso da sua empresa, os acessos e tudo mais.

Falando ainda do Google, o Google Meu Negócio é uma ferramenta que vai melhorar a divulgação da sua empresa. Se você, por exemplo, é um negócio local, se você é uma padaria, um restaurante, uma pizzaria, você consegue saber quantas vezes você aparece nas pesquisas das pessoas ao redor da sua empresa. 

Você também consegue fazer campanhas para vender a sua pizza, a partir das seis ou sete horas da noite de quarta a domingo; então você consegue ter esses diagnósticos e fazer ações pontuais específicas para esse público.

E com as redes sociais, eu já trabalhei com ferramentas de relatórios, mas aí é algo mais avançado, como o mLabs e o DashGoo. Se você faz campanhas em todos os canais possíveis, você pode ter um DashGoo, que vai mostrar para você todas as métricas de todas as ferramentas que você usa em uma página só, por exemplo.

CMN: Hoje, então, a empresa tem tudo na mão dela, e só precisa entender como funciona tudo para dar certo. 

Luiz: Sim! E antes de tudo, é sempre bom ter um bom planejamento, porque com todas essas ferramentas você consegue planejar e simular os orçamentos que você tem, quanto você pode gastar e qual é o público potencial que pode atingir antes de fazer qualquer campanha. 

Eu consigo trabalhar com o Meta, o Google e o TikTok, e saber que se eu colocar R$20 aqui, quantas pessoas eu atinjo e qual é o percentual de vendas que eu posso fazer com esse público. 

Com um bom planejamento, você tem tudo na sua mão, na tela do seu computador, e analisando tudo isso e entendendo antes de fazer qualquer ação, você consegue colocar o pezinho na água de uma maneira mais correta. 

CMN: Luiz, falando de planejamento, é preciso ter um profissional, e não é qualquer empresa que consegue ter toda essa ferramenta a seu favor, sem ter um profissional que tenha a capacidade para colocar isso em prática. Quais são as características que um profissional de marketing deve ter?

Luiz: As próprias redes sociais, pregam algumas peças nas pessoas que têm perfis de empresa. Elas ficam mandando um alerta assim: “Se você colocar R$100 aqui, você vai atingir tantas pessoas”, mas esse público é pulverizado. 

Foi o que eu disse, você pode atingir uma pessoa da Amazônia ou do Acre para comprar alguma coisa no Rio Grande do Sul; não vai fazer sentido. Então, se você tiver algum especialista em marketing, em gestão de tráfego, um social media, consegue por experiências de campanhas com experiências de nichos específicos, e consegue montar um bom planejamento. 

Muito no claro mesmo: “Olha, se você seguir por esse caminho você pode atingir esse tipo de público, se você seguir para o outro você pode atingir outro tipo de público”. 

É essencial, é muito importante entender os processos e quem entende mais desses processos, são as agências de publicidade, os freelances, os gestores de tráfego, assim como eu. Digamos que eu já tenho o caminho das pedras, ou na verdade, sem pedras, para você seguir de uma maneira mais saudável, principalmente no início; como no início é muito difícil, como a gente falou sobre o orçamento. 

Esse início é muito difícil e você ter especialistas que possam te ajudar a orientar isso, se der para ter esse recurso, é excelente! Você está no caminho certo.

CMN: É como você falou, quando se trata de investimento, mexe com o bolso das pessoas, e ter uma um profissional que se dedique a isso, que sabe realmente mexer (nas redes sociais), vai te dar mais retorno do que não conseguir essa pessoa para fazer esse trabalho. 

Luiz: Exatamente! A experiência conta muito, e também trabalhar com as ferramentas certas, que esses gestores e essas empresas têm acesso mais fácil, e conseguem mostrar melhor para essas empresas aí como trabalhar, e o que se pode esperar das campanhas patrocinadas. 

CMN: Vamos falar sobre as tendências para esse ano no marketing?

Luiz: Sim! Estamos chegando perto das festas, do Black Friday e todo esse furor de varejo, e mais.

Já tem muita gente; se você já tem um e-commerce, muitas empresas já estão preparando até publicações de Natal. Todos que vendem produtos físicos, e lojas de moda, roupa e bijuteria, já precisam estar trabalhando na captação de clientes para vender na Black Friday, que já é em menos de dois meses, e um mês depois já temos o Natal e o ano novo. 

Nessa reta final de ano, os e-commerces tendem a ter mais acessos, pois as pessoas já estão pesquisando o que vão querer comprar o que não vão querer comprar, vem o dia das crianças aí, mas o dia das crianças já está muito perto (o dia das crianças foi comemorado na última quinta-feira - 12/10), mas esse fim de ano é sempre para os e-commerces. 

Sempre há de 30% a 40% a mais de acessos em comparação com maio e abril, em que os acessos são mais baixos. Os acessos a e-commerces, nesse fim de ano, tendem a aumentar muito. Dá para trabalhar com verão e moda, pois há aqueles que já estão se preparando para a moda praia, então já é hora de começar a fazer os anúncios. Também há áreas de estética e academias, que sempre lotam no final e começo do ano para o projeto verão, e depois o inverno é esquecido. 

Estes são nichos que são importantes já, e se você não investe ainda, ou se você está pensando em entrar nesse mercado, vamos entrar agora, porque se você esperar muito, vai estar a uma semana do Black Friday, você vai querer vender, não vai conseguir e ficará frustrado e falar que o marketing digital não funciona. 

Então, e-commerces em geral e essa parte de estética, de academias e musculação tendem a aumentar nessa reta final do ano. 

CMN: Tem que ser feito um planejamento antecipado, de acordo com o que a gente tem conversado, certo?

Luiz: Antecipado, seguro e saber quanto você pode investir, para não investir menos do que deve, porque quanto menos você investir, maior vai ser a sua concorrência; também nem mais do que você pode investir, para não se ter nenhum problema de caixa, e às vezes, quebrar a empresa por uma ação mal executada de marketing ou mal planejada de marketing. 

CMN: Luiz, para finalizar, eu queria que você desse uma dica, aquela dica especial, que você acha que vai funcionar tanto para quem quer ser um profissional de marketing digital, como para as empresas que estão precisando desse atendimento.

Luiz: Organização é tudo! Eu sou uma pessoa que às vezes extrapola na organização de planilhas e ferramentas que vão seguir no passo a passo, para você ter até um trabalho mais saudável.

Se você está pensando em ter uma empresa, ou se você já tem uma empresa e está pensando em como captar mais clientes no marketing, você precisa organizar os processos e organizar os passos para não se frustrar. Principalmente, porque é grande a frustração das pequenas empresas, que quando vão para o marketing digital falam: “Tudo isso não funciona”, ou “O fulano não conseguiu fazer direito, ou a agência não supriu a minha necessidade”; mas às vezes é por conta dessa desorganização dos processos, até da cabeça da pessoa e alinhamento de expectativa. 

Para organizar: você precisa cadastrar (sua empresa) em todas as redes sociais que a gente já falou aqui; em todas as contas do Meta, que seriam Instagram, Facebook e WhatsApp Business. 

Se você tem uma empresa, você precisa ter as contas do Google criadas. Dica importantíssima: não crie a conta da sua empresa ou o Google Meu Negócio da sua empresa no e-mail que você criou na adolescência, porque você não vai saber a senha desse e-mail. 

É engraçado, porque as pessoas criam às vezes algumas ferramentas e não lembram a senha. Se organize! Separe a sua conta pessoal da sua conta profissional, porque se você precisar de uma agência para trabalhar com a sua empresa, você não vai passar para eles o seu “zezinho12341990@hotmail.com”. Você precisa organizar tudo dentro da sua empresa.

Continuando, cadastre o seu Google, seu Google Meu Negócio, faça todas as redes sociais e comece a entender, em qual caminho vai começar a investir. Para geração de conteúdo, existem exemplos a rodo. 

Nesse papo que a gente está tendo, às vezes você faz uma pesquisa no Google, algo muito simples, ou no YouTube, nas redes sociais; e se você trabalha com moda, você consegue ver todas as tendências que estão ativas naquele momento, e pode se inspirar nisso. Assim, você já deixa suas publicações criadas, agendadas e tudo organizado até você fazer um investimento para começar a captar mais clientes com as campanhas patrocinadas. 

Agora, se você já trabalha, já investe e quer dar um passo a mais, você precisa entender as métricas e como se pode melhorar esses investimentos. Como eu comentei, se você identificou que no centro de São Paulo a sua empresa é mais forte do que na grande São Paulo, como um todo, você pode fazer um investimento mais específico lá dentro, para potencializar ali o seu faturamento, até porque a gente está falando de faturamento, que é o tanto que você investe para o tanto que você tem de retorno. 

Analisando e trabalhando com os processos bem organizados e bem claros, é possível captar mais clientes e aumentar muito mais o faturamento da sua empresa.

CMN: Quando falamos de redes sociais também, é importante a pessoa criar um nome único para todas, certo? Às vezes está lá “moda de alguma coisa”, “acessório de alguma coisa”, e assim vai, com cada rede social identificada com uma foto diferente ou logo diferente. Assim, não se cria aquela identidade para os clientes.

Luiz: Percebe-se, principalmente, a padronização até das cores. Tudo bem, que em alguns meses, por exemplo, no Outubro Rosa, tende-se a usar tons de rosa, mas às vezes, você entra naquele feed (perfil) de notícias no Instagram e vê amarelo, dourado, verde; isso acaba (com a marca). 

Tudo é branding. A ideia é que os usuários, independentemente de onde vejam essa empresa, já liguem aquilo a sua marca. Organizar, colocar os mesmos nomes, as mesmas descrições e falar direto o que você faz e o que você resolve: “Qual o problema que você resolve? ”, “Qual dor que você resolve? ”. Isso faz parte de um bom planejamento. 

A empresa tem que manter o mesmo padrão de cores, de nome, de descrição, mandando a sua missão para os possíveis clientes que estão chegando na sua loja. 

CMN: Bacana! Luiz, para quem tiver dúvidas e quiser contratar seu trabalho, quais são seus contatos?

Luiz: Luiz Chrispim (@luiz_chrispim), em todas as redes sociais. Há o tráfego exato da minha empresa também, e eu tenho alguns outros perfis empresariais por conta de parcerias, mas você vai me achar em todas as redes, como Luiz Chrispim. 

No Instagram, Facebook e YouTube eu também gero bastante conteúdo para ajudar, principalmente as empresas a começarem a fazer campanhas patrocinadas e entender esse mundo do marketing digital, que é muito amplo.

Quanto mais você estuda, quanto mais você entende dos processos, melhor você será para essa captação de clientes e essa divulgação e posicionamento da sua empresa. Eu estou aqui para ajudar pequenas, médias e grandes empresas a entender mais sobre marketing digital. 

CMN: Gostaria de deixar algum telefone para contato?

Luiz: Sim! Meu telefone é (11) 98276-4613. Manda um “Oi! ” no WhatsApp, me manda sua dúvida, que eu posso ajudar bastante nesse processo tanto de executar mais ações para sua empresa, como de começar a sua empresa também. 

CMN: Bacana! Luiz, muito obrigada pela sua participação hoje aqui! Obrigada por agregar tanto para nós, quanto para nossos leitores. 

Luiz: Eu que agradeço! Espero realmente ter contribuído com o meu conhecimento, com algumas dicas, e espero que eu possa ajudar ainda mais com esses meus contatos!

CMN: Pessoal, o nosso Café fica por aqui, mas todos os episódios, você pode conferir no nosso site, que é o www.portalnews.com.br.

Até a próxima!