Gestores de políticas públicas de juventude de todo o Brasil têm um encontro marcado nesta semana. Hoje e amanhã será realizado o Seminário Nacional de Gestores e Gestoras de Juventude, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e deve reunir cerca de 200 pessoas. Haverá transmissão online pelo Youtube da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O evento marca o retorno da Secretaria Nacional da Juventude como a porta de entrada para a participação social nas políticas públicas para este grupo. Reinaugura também o diálogo do governo com atores de todos os segmentos envolvidos com a temática. Está prevista a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, na abertura e boas-vindas do seminário, quando serão apresentados os objetivos do evento.

A escolha da data inspirou-se no fato de o dia 30 de março ser o Dia Mundial da Juventude, e coincide também com a semana da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que reunirá prefeitos de todo o País entre 27 e 30 de março.

No cronograma, estão previstos debates sobre as perspectivas para a Política Nacional de Juventude, além dos desafios orçamentários para a implementação de políticas públicas de juventude. Haverá ainda uma oficina sobre o ID Jovem, programa do Governo Federal para jovens de baixa renda, que oferece benefícios de meia-entrada em eventos culturais e esportivos e transporte gratuito em ônibus interestaduais.

Outra proposta do evento é debater sobre a composição do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais de Juventude (FONAJUVE), que será instituído por decreto presidencial. O fórum é um espaço que reúne gestores de juventude com a finalidade de acompanhar políticas públicas, promover a cooperação técnica e política, subsidiar a formulação da Política Nacional de Juventude e criar estratégias de cooperação internacional com entidades que tenham fins semelhantes.

O primeiro seminário de gestores públicos de juventude ocorreu em 2013, quando se reuniram jovens gestores estaduais e municipais para tratar da então recente aprovação do Estatuto da Juventude. A última edição aconteceu em 2021.