O grande Trono Branco onde Cristo, o Supremo Juiz, estará assentado para o julgamento dos ressurretos da 2ª. Ressurreição, sem Cristo, através da abertura dos livros que registram as obras de cada um. Lá estará, também, o Livro da Vida que será aberto, e quem ali não se achar inscrito será julgado e condenado pela justiça divina pela lei, e não pela graça, a 2ª. morte eterna e definitiva. Ap. 20: 11-15. Novo céu e nova terra substituirão o 1º. céu e a 1ª. terra cujas obras serão incendiadas, abrasadas e desfeitas.
A cidade santa, a nova Jerusalém, descerá do céu, da parte de Deus, cumprindo a promessa de Jesus em João 14: 2-3: "Quando Eu for vos prepararei lugar", esse 2º. Éden celestial aqui na Terra, eterno e definitivo. E se ouvirá do Trono: "Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram".
Em Apocalipse 21: 16 diz que a nova Jerusalém será quadrangular, tendo comprimento, largura e altura iguais. A medida será de doze mil estádios, aproximadamente 2.200 km, o qual sendo elevado ao quadrado nos dará 4.840.000 km2. Israel tem 470 km de comprimento e 135 km de largura com 63.450 km2, população aproximada de 10 milhões de habitantes. O Brasil tem 8.516.000 km2 com 215 milhões de seres humanos.
A nova Jerusalém, a terra prometida que mana leite e mel, com 4.840.000 km2 poderá abrigar, com folga, mais de 500 milhões de justificados mediante a fé na cruz de Cristo. Jesus do seu trono nos dirá: "Eis que faço novas todas as coisas. Eu sou o alfa e o ômega, o princípio e o fim. O vencedor herdará estas coisas, e Eu serei Deus e Ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte". Ap 21: 1-8. No restante da Terra haverá lugar para o Inferno?
Mauro Jordão é médico.