O atual momento de Fernanda de Freitas é de reciclagem e evolução. No ar em "Mister Brau", a atriz teve de se despedir dos quatro anos dedicados à Flavinha, sua personagem em "Tapas & Beijos", para poder viver Andrea, a chatíssima vizinha do casal de artistas vividos por Lázaro Ramos e Taís Araújo. Ao mesmo tempo, ela apareceu nos palcos em "Pulsões", peça que vai na contramão do tom bem-humorado de seus trabalhos televisivos.
Aos 35 anos, o comprometimento de Fernanda com a carreira impressiona. Visto que a atuação entrou "quase sem querer" na vida da atriz, natural de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. "Atuar não era o meu maior objetivo. Estreei na tevê no programa da Xuxa e todas as meninas que participavam estudavam teatro. Fiz o curso sem grandes pretensões", revela a paulista, que era uma das Garotas do Zodíaco, do extinto "Planeta Xuxa".
Em 15 anos, Fernanda contabiliza sete novelas e está em sua oitava série. Ela acumula trabalhos em "S.O.S. Emergência" e "Junto & Misturado", entre outros. "Novelas são sempre mais realistas. Nas séries, pude brincar mais, me desenvolver como atriz e, especialmente, descobrir que eu poderia fazer comédia", exalta. ("Mister Brau", Globo. Terças-feiras, às 22h30).