Dividir a trama em duas fases complementares é uma tática comum dos autores de novela. No entanto, Elizabeth Jhin quer levar isso a outro patamar com "Além do Tempo". Atual sucesso das 18 horas, a produção inova ao fazer da primeira fase não apenas um prólogo, mas uma novela completa, com início, meio e fim. E após 87 capítulos - dos 65 previstos - o folhetim faz a passagem para sua fase contemporânea a partir desta quarta-feira. "Meu intuito foi criar duas tramas em uma, onde as vivências anteriores acabam interligando e definindo os personagens na segunda fase", conceitua a autora. 
Se no século XIX a novela se passava na rural Campobello, a nova fase se desenvolve na emergente e interiorana Belarrosa, ambas cidades fictícias do Sul do País. É nesse ambiente que a autora propõe um ajuste de contas entre os personagens. Como se fosse possível ter outra chance para resolver complexos casos amorosos e desejos de outras vidas, Jhin volta a contar a história de amor entre Felipe e Lívia, de Rafael Cardoso e Alinne Moraes. Cerca de 150 anos depois, ele agora está casado e tem um filho com Melissa, de Paolla Oliveira, e acaba conhecendo - ou reconhecendo - Lívia em um encontro casual. "O fato de ser atual deixa o papel mais próximo do ator", concorda Paolla, que agora terá de ser mais econômica nas caras e bocas de sua aprendiz de vilã.
Acerto de contas
Na segunda fase de "Além do Tempo", o amor de Felipe e Lívia retorna sem o desnível de classes sociais que marcou os primeiros capítulos. Ela agora é uma bem-sucedida empresária do ramo dos vinhos. Enquanto ele é um humilde produtor na mesma área. Além do casal principal, outras ligações da trama são retomadas. A principal envolve o trio Vitória, Zilda e Amélia, personagens de Irene Ravache, Nívea Maria e Ana Beatriz Nogueira, respectivamente.
Algoz de Amélia, com quem seu filho Bernardo, de Felipe Camargo, teve um caso de amor, Vitória surgirá como a mãe falida e errante da personagem de Ana Beatriz. Depois de ser maltratada por Vitória, Zilda terá chance de acertar suas contas com a megera. Antes empregada e patroa e agora cunhadas, a personagem de Nívea vai abrigar Vitória. ("Além do Tempo", Globo. De segunda-feira a sábado, às 18h20).