As tramas espiritualistas sempre rendem boas histórias na teledramaturgia. E é nesse nicho que Elizabeth Jhin aposta. Depois de "Eterna Magia" e "Escrito nas Estrelas", a autora volta com histórias de outras vidas em "Além do Tempo". Na novela que substitui "Sete Vidas" a partir de amanhã, o telespectador é transportado para o século XIX. Lá, começa a saga de Lívia e Felipe, interpretados por Alline Moraes e Rafael Cardoso. O encontro deles acontece em Campobello, no Sul do País, e se desenrola através dos anos.
Após uma passagem de tempo, os dois se reencontram e têm a chance de se redimir dos erros do passado e viver uma nova história. "Quero que as pessoas se questionem: e se for possível termos outra chance? Uma nova oportunidade para fazer diferente. Será que cada um colhe o que planta e nada acontece por acaso?", provoca a autora.
A história dos protagonistas, no entanto, esbarra na trajetória de suas famílias. Lívia é filha de Emília, de Ana Beatriz Nogueira. Na juventude, Emília se apaixonou por Bernardo, personagem de Felipe Camargo. De origem humilde, ela encontrou resistência na esnobe Condessa Vitória, interpretada por Irene Ravache. Amarga e ressentida, Emília cuidou para que sua filha crescesse em um convento para que estivesse livre do "mundo real".
A preocupação dobra quando Lívia e Felipe, sobrinho-neto da Condessa, se encontram. "Uma série de fatores contribui para que eles não consigam ficar juntos. Mas é uma história bonita sobre um encontro de almas", define Rafael Cardoso. Um dos empecilhos é o noivado de Felipe com Melissa, personagem de Paolla Oliveira. "Ela é uma mulher muito ambiciosa, inescrupulosa e insensível. Então vai fazer o possível para manter seu plano de casar com o conde", explica a atriz.
Como Elizabeth Jhin define, "Além do Tempo" é uma produção de época, mas que não se restringe a uma década específica e também não tem muito compromisso com a precisão dos anos. Por isso, a relativa atemporalidade da novela permitiu que o figurino fosse maleável. Para o folhetim, segundo a figurinista Natalia Duran, foram criadas cerca de duas mil peças, entre roupas e sapatos. Outros acessórios, como relógios e pulseiras, foram garimpados em brechós do Rio de Janeiro. 
De outros carnavais
"Além do Tempo" marca o terceiro encontro entre a autora Elizabeth Jhin e o diretor Rogério Gomes. Segundo a dupla, o processo de construção de um folhetim fica mais fácil quando os dois estão em sintonia. Também estão no elenco Júlia Lemmertz (Dorotéia), Nívea Maria (Zilda), Luis Melo (Massimo), Carolina Kasting (Rosa), Louise Cardoso (Gema), Othon Bastos (Mestre), Carlos Vereza (Padre Luiz), entre outros.