Novelas costumam ser o retrato da sociedade ou de uma parcela dela. Por isso, para estabelecer uma identificação com o público e aumentar a audiência, os autores se inspiram em situações reais para criar seus personagens e tramas. Ultimamente, histórias mais leves, programas de comédia e até núcleos de humor em uma novelas têm agradado aos telespectadores. Basta reparar no sucesso de "Sete Vidas" e "I Love Paraisópolis", que chegou a ultrapassar "Babilônia" no Ibope.
A partir de um acontecimento real, mas pouco explorado, "Sete Vidas" recuperou a audiência da faixa das 18 horas. Lícia Manzo conheceu um site onde meios-irmãos, gerados através de um doador anônimo, tiveram a oportunidade de se encontrar. Em um primeiro momento, o enredo pode até parecer profundo e sério demais. Mas a maneira leve e poética com que a autora tratou sua história tornou "Sete Vidas" uma diversão com "toque de realidade".
Na contramão da leveza e do humor que "reinam" em alguns atuais sucessos televisivos, "Verdades Secretas" mostra o lado mais obscuro do mundo da moda. Já acompanhar as transformações da sociedade é um "prato cheio" para Ricardo Linhares, que assina "Babilônia" ao lado de Gilberto Braga e João Ximenes Braga. Sem esquecer o objetivo de entreter, ele procura trazer questões atuais em suas novelas. 
Cristianne Fridman, autora da Record, acredita que o sucesso de uma novela é consequência de uma trama bem desenvolvida. "'Verdades Secretas' está indo muito bem e convenhamos que não é uma trama leve. Não acho que o sucesso esteja ligado a essa leveza. Humor faz sucesso como uma trama 'menos leve' também o faz", opina. Apesar de densa, a trama bíblica "Os Dez Mandamentos" conquistou o público e trouxe de volta uma audiência de dois dígitos para a Record. A novela chegou a marcar 17 pontos de média no Ibope.