Artigos
Publicada em 12/01/2021 - 01h51min

Afonso Pola

Os Pedros Pedreiras

A Rede Globo anunciou o fim da Escolinha do Professor Raimundo, programa de humor criado por Chico Anysio e exibido, só nessa emissora, por longos 38 anos. É uma pena, principalmente quando percebemos que o humor televisivo anda de mal a pior.
Entre os inúmeros personagens travestidos de alunos, que foram criados pelo mestre Chico, estava o Pedro Pedreira. O personagem sempre se apresentou como questionador dos fatos, aquele que apontava controvérsias estapafúrdias pela necessidade de negar o conhecimento e a história. "Não me venha com chorumelas!", era o seu bordão.
Se no passado, a descarada audácia de seus questionamentos intransigentes reveladores da sua ignorância cega se resumia a uma cena cômica, hoje não é mais apenas isso. O conteúdo exótico do personagem extrapola o espaço do humor e ganha vida como modelo para parte dos brasileiros e brasileiras.
Para esses, todo o conhecimento gerado por pesquisadores e estudiosos dos mais variados temas, estão equiparados em importância aos "conhecimentos" gerados e circulados nas redes sociais.
Eles não apenas negam o que a ciência evidencia. Eles estão sempre prontos e dispostos a tomar como verdade algo que lhe convenha, mesmo sabendo se tratar de uma mentira. "A Covid não é tudo isso que estão falando" - "O aquecimento global não existe" - "A Terra é plana", etc.
Esses Pedros Pedreiras vendam os olhos e tapam os ouvidos para o evidente, destilando os seus sensos críticos sem qualquer lastro na realidade. Eis a nossa fatídica realidade. O Pedro Pedreira que está entre nós substitui o "não me venha com chorumelas" por expressões como: "é tudo mi mi mi".
O Brasil de hoje não só deu vida civil ao personagem do Chico Anysio. O Brasil de hoje é a confirmação, pelo menos temporária e parcial do vaticínio do Nelson Rodrigues: "Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos".
O Brasil, país tão festejado pela leveza, pelo gingado, pela alegria e pela simpatia vai aos poucos evidenciando uma faceta agressiva, sisuda e rancorosa.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Mais vistos