Editorial
Publicada em 30/12/2020 - 01h17min

Dirceu Sousa

Mídias sociais

Decididamente, Caio Cunha é um político da nova geração, que tem nas mídias sociais uma de suas principais ferramentas de trabalho. Foi assim durante sua jornada como vereador pelo PV e, mais recentemente, pelo Podemos; se solidificou na campanha eleitoral que o levou ao segundo turno da eleição em Mogi das Cruzes, motivado pelo curto espaço de tempo para a divulgação de suas ideias no horário gratuito; e chegou ao pico nos últimos dias antes da votação final. Cunha tem a habilidade e o domínio da linguagem nas redes. Com isso, conquista a simpatia do público, e isso fez a diferença a seu favor, mesmo não tendo a experiência como administrador de seu oponente, derrotado nas urnas, Marcus Melo (PSDB).
Durante um dos debates com o atual prefeito para a definição do segundo turno das eleições, Melo acusou o adversário, com certa ironia, de ser um ótimo administrador das redes sociais. Mal sabia ele que justamente esse perfil contribuiria de forma decisiva para a vitória de Cunha. Não que a assessoria de Melo também não tenha tentado usar as mídias sociais a seu favor, mas o resultado ficou longe do satisfatório, perto do antiquado.
Ontem pela manhã, o prefeito eleito deu mais uma demonstração da eficiência das mídias. Ele aproveitou uma transmissão ao vivo, com o sugestivo nome de Live com Caio & Pri (Priscila Yamagami, a vice-prefeita), para anunciar mais três secretárias de seu governo. Foram apresentadas Kelen Chacon, de Cultura; Flávia Goulart, de Gestão; e Camila Souza, de Infraestrutura Urbana. Em tempos de pandemia e distanciamento social, que impedem a participação de um grande número de pessoas, lives e mensagens via celular são a melhor alternativa para se atingir o grande público.
Resta saber, agora, como Caio Cunha vai tirar proveito da tecnologia midiática em benefício de seu desempenho como administrador da cidade, lembrando que as ferramentas digitais possuem opostos bem definidos. De um lado, como o prefeito eleito, bem o sabe, o uso correto dos recursos pode colocá-lo em franca evidência. Porém, de outro, representa uma perigosa armadilha se utilizados de forma equivocada.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Mais vistos