Cidades
Publicada em 17/10/2020 - 00h06min

Economia

Rodada Virtual da ACMC estimula novos negócios

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) realizou anteontem a segunda edição da Rodada Virtual, uma iniciativa que visa estimular os negócios na cidade durante a pandemia e compartilhar informações para apoiar a atuação empresarial. Com participantes dos setores de comércio e serviços, a ação gratuita propiciou a exposição de diferentes produtos e abordou também o cenário atual da economia e do mercado.
Convidado especial da ACMC, o professor e economista Francisco Claudio Tavares falou sobre a crise global desencadeada pela pandemia de Covid-19 e os impactos nos negócios no Brasil, principalmente no comércio, que teve o período mais crítico em abril, quando as vendas retroagiram 17,3% e, desde o início da flexibilização, tem reduzido as margens de perda, sendo o último indicador oficial de 4%, referente ao mês de agosto.
Além de medidas macro da economia nacional, como a urgência na Reforma Tributária e a facilidade de crédito para o empreendedor, o convidado chamou a atenção para ações essenciais dos empresários neste período, a começar da tecnologia. "O mundo vai ser digital e o celular vai ser como a caneta 'Bic'. Todo mundo precisa usar, sem esquecer que rede social também pressupõe qualidade no atendimento porque quem está na outra ponta é o cliente", disse Tavares.
Além da maior utilização das tecnologias de processos e das plataformas digitais/redes sociais, o professor colocou a importância de planejar e atualizar constantemente o planejamento; observar a dinâmica do mercado e reposicionar a empresa; reduzir e reorganizar custos e gastos; maximizar os recursos; e, principalmente, mensurar a atividade. "Todas as decisões devem ser embasadas em dados. Não há mais espaço para decisões no chute e achismo", alertou.
Diretora da ACMC, Sandra Soller apresentou as empresas participantes da segunda Rodada Virtual e falou sobre o comprometimento da entidade em cooperar com os empresários da cidade. 
A Rodada Virtual teve o patrocínio da Kijiro Corretora de Seguros e contou com as participações das empresas MM Uniforme, Rede Mulher Forte, Andresa Lima Consultoria de Imagem, AGMC MogiBox, Liu Artur Produções, Hotel Ibis Mogi das Cruzes, Vetria Consultoria de Marketing & Comunicação, RC Serviços Empresariais, Chile Wine Experience, Fukusen Uniformes & Amazon e XP Investimentos. Até o dia 22, essas empresas continuam a troca de informações e prospecção de negócios num grupo eletrônico.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Mais vistos