Cidades
Publicada em 17/10/2020 - 00h45min

Thamires Marcelino
Outubro Rosa

Casos de câncer de mama têm redução em Suzano

Os diagnósticos de câncer de mama estão em queda no município de Suzano. Até o mês de setembro de 2019 foram registrados 16 casos, enquanto no mesmo período deste ano foram cinco casos. Já em relação ao câncer no colo do útero, os números têm aumentado, passando de 14 casos em 2019 para 21 neste ano.
Com o intuito de intensificar as campanhas de prevenção contra o câncer de mama, em todo o mês de outubro, foco da campanha Outubro Rosa, são realizados normalmente eventos e palestras. Especialistas recomendam que a melhor forma de prevenir que uma alteração evolua para o câncer de mama é a realização anual da mamografia para, de acordo com o diagnóstico, o tratamento ser iniciado o quanto antes. 
Em Suzano a programação deste mês ainda não está definida pela Secretaria Municipal da Saúde, levando em conta os intensos trabalhos em razão da pandemia de Covid-19. Pelo mesmo motivo, além de Suzano, nenhuma das outras quatro cidades do G5 da região conseguiram coletar os números de diagnósticos do câncer de mama.
As cidades de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos confirmaram ainda que não serão realizados eventos relativos ao Outubro Rosa para evitar quaisquer possibilidades de aglomeração em razão da pandemia.
Já a Secretaria de Saúde de Poá afirmou que fará orientações, atendimentos e coleta de papanicolau em unidades básicas de saúde (UBSs), entre elas Nova Poá, Calmon Viana, São José e Kemel. Não foram informados os dias e horários. (T.M.)
 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Mais vistos