Editorial
Publicada em 08/08/2020 - 01h50min

Seguindo o plano

A 10ª atualização do Plano São Paulo, anunciada ontem pelo governo do Estado, não trouxe novidades para o Alto Tietê. Como integrantes do Departamento Regional de Saúde (DRS) Leste, os municípios da região foram mantidos na fase amarela da retomada econômica, assim como várias outras, incluindo a capital. O Norte de São Paulo foi a área beneficiada na atualização, com a passagem de Araçatuba, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto, dentre outras regionais, para a fase amarela. Segundo a avaliação do governo, atualmente 86% da população do Estado estão classificados nesta etapa.
"Esta é uma ótima notícia para mais de 15 milhões de brasileiros que vivem em São Paulo nestas nove regiões. Mas isto, obviamente, não deve significar nenhum relaxamento contra o coronavírus, nenhum relaxamento com as medidas restritivas de cuidados pessoais. Qualquer descuido pode ser fatal", disse o governador João Doria (PSDB).
A boa perspectiva para o Alto Tietê é que os parâmetros de evolução que determinam a classificação no Plano SP foram consolidados nos últimos 15 dias. O índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 caiu para 54,8%, enquanto o número de leitos Covid por 100 mil habitantes aumentou para 16,2. Da mesma forma, a quantidade de pessoas infectadas e de vítimas pela doença também evoluiu no estudo do governo do Estado para 0,83 e 0,62, respectivamente, lembrando que valores abaixo de 1 caminham no sentido favorável.
Com a permanência deste quadro pelos próximos 15 dias, quando ocorrerá nova atualização do Plano SP, a região se credenciará para a promoção à fase verde, ampliando a capacidade de ocupação nos shoppings, bares, restaurantes e todos os outros setores para 60%. Nos últimos dias, o próprio governo decidiu antecipar algumas etapas, como a liberação do comércio de alimentos para funcionar até as 22 horas, a reabertura de parques e áreas verdes e deixou em aberto a possibilidade de retomar na próxima semana sessões de cinema, teatro e de eventos com baixo fator de aglomeração.
"Estamos passo a passo, com muito cuidado, com muita segurança, vencendo gradualmente o coronavírus no Estado de São Paulo", resumiu Doria.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Mais vistos