Opinião
Publicada em 26/06/2020 - 20h38min

Luiz Felipe Da Guarda

Saúde Funcional

Não é possível fechar os olhos ou fingir que tudo normalizou. A Covid-19 é uma doença que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.
Como essa enfermidade se alastra é o que devemos nos atentar, o simples aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados. Sabendo a gravidade e a facilidade de contágio, não podemos deixar esse vírus nos vencer, afinal aos poucos estamos conhecendo as características do nosso inimigo e como devemos nos apresentar diante dele, mas infelizmente vemos muitos em nossa sociedade lidando com o inimigo de forma irresponsável.
As principais recomendações: lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienizar com álcool em gel 70%. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças. Durma bem e tenha uma alimentação saudável. Evite circulação desnecessária, se puder fique em casa e se precisar sair por necessidades, tenha sempre mascarás limpas, viseiras quando necessário e álcool em gel.
Se estiver doente, evite contato físico, principalmente idosos e doentes crônicos, fique em casa até melhorar, além disso, sejamos sensatos e responsáveis, pois sabemos que muitos adoecem, sabem e mesmo assim vão de encontro a outras pessoas. Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores devem ficar em isolamento por 14 dias. Tudo que fazemos ao próximo voltará a nós mesmo é tudo questão de tempo, então podemos aprender com essa doença uma importante lição para viver em sociedade ter respeito e cuidado ao próximo, pois nossas atitudes boas ou ruins serão os resultados finais.
Compartilhe

Video

Mais vistos