Opinião
Publicada em 25/06/2020 - 01h17min

Paulo Passos

Profeta?

Em certa ocasião, agastado com o filho, ouvi do sempre lembrado Valdemar da Costa Filho, que o "Boy" não sabia "fazer política". Tempos depois, seguindo para Brasília com caravana de alunos do curso de Direito da "Braz Cubas", travei o meu primeiro contato com o deputado Costa Neto, que, gentleman como sempre, nos recebeu com fidalguia poucas vezes vista.
Ali, no planalto central, na metrópole onde reina a corte não oficializada que espezinha nossa nação, se era jejuno, segundo o genitor, aprendeu muito! Tal qual o antigo prefeito, nos diversos pleitos disputados, jamais conheceu a derrota!
Aproximou-se de Álvaro Valle, tornando-se líder do PL na Câmara, e, após o seu falecimento, responsável pela sigla partidária, a qual fortaleceu, a ponto de, ocupando papel de destaque, tramar a união Lula-José de Alencar, por duas vezes.
Foi além. Descobriu que, neste país onde as fragilidades das agremiações políticas funcionam, unicamente, como trampolins, por mais que discutam os fanáticos daqui ou dali - recuso-me a usar os impróprios termos de "direita" e "esquerda" - não há como se governar sem se passar pelo centro. Teve sua carreira política jaçada, é verdade!
Depois disso, enquanto muitos que seguiram o mesmo trilho bradavam suas iras, retirou-se obsequiosamente dos noticiários, sem perder o poder de mando sobre o atual PR! E, na espera de seu momento, renascendo das cinzas, à primeira necessidade de um presidente enfraquecido que teme o impedimento com que se acena a todo instante, colocou-se à disposição, desde que, comum entre nós, se exercesse o eterno "toma lá da cá".
Fez coro, é verdade, com figuras abjetas, como Jefferson, Kassab e Nogueira, todos componentes do "Centrão". Mas que ninguém se engane: pelas dimensões do partido e pela liderança que exerce, tem mais força que todos eles!
Eminência parda, Bolsonaro não quer experimentar sua oposição, brindando-o com cargos elevados!
Será que a profecia do velho Valdemar se concretizou?

Compartilhe

Video

Mais vistos