Cidades
Publicada em 29/06/2020 - 23h16min

Thamires Marcelino*
último dia

Campanha de vacinação acaba hoje; imunização atinge 87,7%

Informação passada à reportagem pela Prefeitura dão conta de 120.237 moradores vacinados contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina hoje em todo o Estado de São Paulo após ter sido prorrogada pelo Ministério da Saúde, em 29 de maio, e Mogi das Cruzes ultrapassa a média percentual de outras três cidades da região com 87,7% da cobertura vacinal. As prefeituras atualizaram os números de imunizados a pedido da reportagem. Os dados enviados pela Prefeitura mogiana apontam que 120.237 pessoas foram vacinadas. A quantidade corresponde ao percentual de 87,7% do público da campanha, estimado em 137.056.
Para cada grupo de pessoas, no município, a meta era atingir ao menos 90% das vacinações. Somente os idosos e trabalhadores da saúde alcançaram a meta, com 131% e 114% respectivamente. "É importante que as pessoas que ainda não se vacinaram, procurem uma unidade de saúde para garantir a imunização", reforçou o secretário municipal de Saúde, Henrique George Naufel.
Somados aos outros três municípios do Alto Tietê - Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos -, foram 239.883 pessoas imunizadas contra a doença, o que representa 86,2% de um total de 278.216 moradores que fazem parte dos grupos de risco, como os idosos. A Prefeitura de Itaquá também foi questionada pela reportagem sobre a atualização dos números, mas até o fechamento desta edição não havia se manifestado.
Separando por cidades, o percentual dos quatro municípios se aproxima dos dados gerais, acima dos 86%. Apenas Ferraz de Vasconcelos apresentou dados menores do que as demais prefeituras. Até ontem, 38.764 moradores tomaram a dose que protege contra a gripe, 81,2% do total esperado, que está em torno de 47,7 mil pessoas. Nos próximos dias, de acordo com a Prefeitura, a campanha será aberta para ferrazenses em situação de rua, funcionários dos Correios e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), bem como os coletores de lixo.
Em Poá, 23.182 moradores já estão imunizados contra a gripe, segundo informações do Executivo. A cobertura vacinal corresponde a 86,9% do esperado isso porque, o público alvo geral da campanha engloba 26.467 pessoas. Ainda não foi informado se nos próximos dias a ação de imunização vai abranger outros grupos moradores.
Por fim, em Suzano, 86,3% da população está imunizada. Segundo os dados de ontem da Prefeitura, 57,7 mil moradores estiveram nos postos de saúde para receber a dose que protege contra a gripe, no entanto há 66.803 pessoas são consideradas no grupo de risco.
Sem cobertura
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus (Covid-19), porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a doença, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.
*Texto supervisionado pelo editor.
Compartilhe

Video

Mais vistos