Cidades
Publicada em 30/06/2020 - 00h20min

Seminário

Condemat aborda produção de água pelo Alto Tietê

Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) abre a agenda do segundo semestre com o seminário on-line Gestão das Águas no Alto Tietê, amanhã, das 15 às 17 horas. Com transmissão ao vivo pelo facebook (facebook.com/condemat), o encontro virtual abordará o papel da região na produção de água para o abastecimento público e o pagamento por serviços ambientais.
O seminário Gestão das Águas no Alto Tietê é organizado pela Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Condemat e terá as participações especiais do presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (Fabhat), Hélio Suleiman, e da pesquisadora da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Ana Paula Brites.
As cidades do Condemat que estão na Bacia do Alto Tietê são responsáveis pela produção de aproximadamente 30% da água que abastece a Região Metropolitana de São Paulo, por meio de cinco reservatórios que formam o Sistema Produtor Alto Tietê (Spat). Por conta dessa função, os municípios estão sob a Lei Estadual de Proteção aos Mananciais que impõe restrições de ocupação de solo e comprometem o desenvolvimento econômico.
"O pagamento por serviços ambientais é o instrumento ideal para compensar as perdas dos municípios e permitir o avanço na preservação dos mananciais em harmonia com o desenvolvimento para geração de emprego e renda. A gestão das águas e o pagamento por serviços ambientais precisam caminhar juntos", destaca Daniel Teixeira de Lima, coordenador da Câmara Técnica de Gestão Ambiental.
Hoje, às 10 horas, as cidades do Condemat participam da programação do Junho Verde da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, que abordará o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais - Operação Corta Fogo, numa iniciativa com a Fundação Florestal. As ações integram os programas de prevenção, controle, monitoramento e combate. A live com a Fundação Florestal também pode ser acompanhada pela rede social do consórcio (facebook.com/condemat).
Compartilhe

Video

Mais vistos