Cidades
Publicada em 26/03/2020 - 08h18min

Thamires Marcelino*
Três municípios

Procon notifica cidades por preço do álcool gel

Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Guararema foram os três municípios do Alto Tietê que tiveram estabelecimentos notificados pelo superfaturamento no preço do álcool gel. A vistoria foi feita pela Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado de São Paulo. A quantidade de notificações fragmentadas por cada cidade ainda não foi informada pelo órgão.
Todos os estabelecimentos devem apresentar as notas fiscais das compras do álcool em gel feitas com o fornecedor, bem como os cupons fiscais das vendas aos clientes. Se constatado que houve abuso nos preços, o proprietário do comércio responderá processo administrativo e, posteriormente, poderá ser multado dentro das normas do Código de Defesa do Consumidor.
Muitos comerciantes alegam que já compram o produto com a elevação no preço dos próprios fornecedores e, por este motivo, revendem com o custo acima. Este é um dos fatores que as fiscalizações estão investigando. Com a declaração da nova pandemia resultante do novo coronavírus (Covid-19), não só o álcool em gel, como as luvas e máscaras são produtos que apresentam aumento do consumo.
Em diversas farmácias já foi possível identificar a escassez destes produtos desde a semana retrasada, quando o crescimento dos casos da doença começou a ser notado no âmbito nacional. Em pouco tempo, as farmácias que ainda possuem as mercadorias elevaram o preço de 50% a 60%, como já publicado em edições anteriores pelo Grupo Mogi News, gerando uma série denúncias dos consumidores ao Procon.
*Texto supervisionado pelo editor.
 
Compartilhe

Video

Mais vistos