Opinião
Publicada em 15/02/2020 - 02h01min

Lazer e conhecimento

Para alegria dos foliões do Alto Tietê, o Carnaval de Rua de Mogi das Cruzes terá início hoje. A tradicional festa popular é realizada em diferentes locais do mundo, sendo a mais celebrada no Brasil.
Apesar do forte secularismo presente no Carnaval, a festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a Quaresma. O Carnaval não é uma invenção brasileira, pois sua origem remonta à Antiguidade.
Passado o período de festas, muitas atrações culturais, estritamente regionais, já foram programadas pela Secretaria de Cultura. No mês que vem, a cidade vai ser palco para dois festivais já tradicionais: o Festival de Teatro Amador (Tablado) e o Festival da Canção, que já é reconhecido como um dos principais do país.
Já em junho, o município receberá a 2ª edição do Seminário Nacional de Gestores Culturais, que em 2019 teve três dias de duração e recebeu gestores culturais de todo o Brasil para atividades de formação e discussão sobre cultura.
A instalação do Sesc, mesmo que ainda sem sua estrutura completa, no terreno que hoje abriga o Centro Esportivo do Socorro, deverá começar a mudar a cena cultural de Mogi e região. Em julho, será realizado o Festival de Inverno Serra do Itapety e, em setembro, acontece mais uma Expo Mogi. A festa vai se estender de 29 de agosto a 1º de setembro e a escolha dos artistas que se apresentarão será feita com a participação direta da população, por meio de um Fórum Virtual, que já está aberto.
Para encerrar o ano, o município receberá mais uma edição do Festival de Culturas Negras e mais uma Semana do Hip Hop. Também há expectativas com relação a entregas e inaugurações de obras em 2020. Devem ser concluídas as obras de reforma e adequação nos museus municipais, a reforma da estação ferroviária de Sabaúna, a implantação de infraestrutura no Pico do Urubu e também o Museu Virtual da Educação (Muve).
O ano será movimentado no setor cultural e esperamos que, principalmente com a chegada do Sesc, as opções de lazer tragam mais alegria e, por que não, conhecimento para a população.
Compartilhe

Video

Mais vistos