Cidades
Publicada em 15/02/2020 - 20h49min

Gustavo Pereira*
Transporte

Burocracia dificulta cadastro do passe escolar

 Passageiros que utilizam os ônibus municipais de Mogi das Cruzes, por meio do passe escolar, reclamam da demora do tempo de renovação ou confecção de novos cartões para o transporte por parte da empresa gestora do sistema de bilhetagem eletrônica, a Mogi Passes

Foto: Mogi News/Arquivo

Sistema online traz problemas a alguns usuários, que preferiam método manual
 Passageiros que utilizam os ônibus municipais de Mogi das Cruzes, por meio do passe escolar, reclamam da demora do tempo de renovação ou confecção de novos cartões para o transporte por parte da empresa gestora do sistema de bilhetagem eletrônica, a Mogi Passes. Para os usuários, o método mais "moderno" adotado agora, aumentou a burocracia.  
Antes, o processo de atualização dos cartões escolares era feito por meio de uma ficha preenchida e encaminhada à instituição de ensino. Hoje, o sistema mudou. O aluno deve acessar o site da empresa para preencher a ficha online. O problema, segundo alguns usuários, é que a aprovação do cadastro pode demorar em torno de quatro dias úteis. Outros, vem tentando regularizar o cartão, mas até agora não conseguiram. 
A dona de casa, Paula Angélica Lourenço, 37 anos, está tentando o recadastro do cartão escolar há cerca de duas semanas, porém, sem sucesso. "O modo que era feito o processo de renovação antigamente era mais fácil do que o atual. Esse sistema se tornou muito burocrático", reclamou. Paula também questiona o atendimento nos postos de recarga dos cartões. "As filas extensas atrapalham a vida dos usuários que precisam de atendimento", completou.
O estudante Sérgio Henrique Augusto, 18, também tem dificuldade para regularizar a situação. "O processo de cadastro do passe online é bem burocrático. O sistema sempre alega que a documentação enviada pelo usuário está incorreta, aumentando o prazo de liberação do cartão".
Justificativa
Questionada sobre as reclamações dos passageiros, a Mogi Passes, por meio de nota, informou que o processo de renovação do passe escolar teve início no dia primeiro de janeiro deste ano e que a informação foi amplamente divulgada nos meios de mídia. A empresa disse ainda que ao aplicativo utilizado para os cadastros dos estudantes passou por atualização, em que o usuário foi alertado.
Ainda sobre o App, a Mogi Passes recomenda aos passageiros que se atentem às informações relacionadas à documentação exigida para a renovação do cartão escolar, para que não haja erro no envio do cadastro.
*Texto supervisionado pelo editor. 
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