Brasil e mundo
Publicada em 01/02/2020 - 03h53min

Estadão Conteúdo
Ensino Médio

Desempenho da rede estadual piora

O desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual de São Paulo teve queda em Língua Portuguesa e Matemática. É a primeira vez desde 2013 que se registra piora no indicador de aprendizado nas duas disciplinas avaliadas pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
A queda de desempenho vai na contramão da promessa de campanha do governador João Doria (PSDB), que dizia ter como meta elevar os índices educacionais especialmente nessa etapa de ensino.
Em Língua Portuguesa, a média de desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio caiu de 278,8 para 274,5. Em Matemática, a queda foi de 278,6 para 276,6 pontos.
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo admitiu que o ensino médio é um dos "gargalos da educação pública paulista" e diz que já adotou "uma série de ações pedagógicas" para elevar a qualidade do ensino nessa etapa. Entre as ações destacadas está o novo currículo obrigatório para as escolas, que vai oferecer para os alunos a possibilidade de escolher duas disciplinas, vai oferecer uma de tecnologia e uma chamada de "projeto de vida" - uma espécie de orientação profissional. Outra ação é o Novotec, programa que oferece opções de cursos profissionalizantes para os alunos da rede regular.
Ensino Fundamental
No ensino fundamental, também houve pequena queda no desempenho dos estudantes do 5º ano em Língua Portuguesa, de 217 para 216,8 pontos. Em Matemática, os alunos dessa série tive melhora no indicador, que subiu de 227,4 para 231,3.
Depois de ter sido a única série a registrar queda de desempenho no ano passado, o 9º do ensino fundamental voltou a ter melhora na avaliação de Matemática, subindo de 255,6 para 259,9. Mas a série teve estagnação no resultado em Língua Portuguesa, com nota de 249,6 pontos.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos