Cidades
Publicada em 02/12/2019 - 23h47min

Saúde

Ações marcam semana de prevenção ao câncer

Foto: Guilherme Berti / PMMC

Cada unidade de saúde oferece orientação especial
Nesta semana, unidades de saúde de Mogi das Cruzes realizaram palestras de conscientização e prevenção do câncer para pacientes em sala de espera. As ações ocorrem em cumprimento à lei nº 6.951, de 5 de agosto de 2014, que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer, que coincide com o Dia Nacional do Câncer, comemorado no dia 27 de novembro.
A educadora de Saúde Leticia Cassaroli explica a colaboração de cada unidade para a realização das ações. "Cada unidade de saúde atua conforme a sua demanda diária. Por isso as salas de espera são ambientes propícios para uma roda de conversa, onde as pessoas que passam pelas unidades podem tirar dúvidas e se informar a respeito dos exames preventivos" explicou.
Durante as rodas de conversas, foram apresentados os tipos mais comuns e conhecidos de câncer. Entre eles foram destacados o câncer de mama, câncer do colo de útero, câncer de próstata, câncer de pele e câncer bucal.
No mês passado, as unidades estão realizaram a Campanha Novembro Mais Azul com o objetivo incentivar a prevenção do câncer de próstata. No Pronto Atendimento do Jardim Universo, uma das ações foi uma palestra ministrada pelo médico Jonas Paes Lemes, que apresentou os três tipos mais comuns de problemas na próstata: prostatite, hipertrofia da próstata, e o mais conhecido, o câncer de próstata. Desde o início de novembro, quando foram iniciadas as ações do Novembro Mais Azul, Mogi já realizou 1.563 coletas para exame de PSA (exame de sangue) em homens de 45 a 70 anos.
A Unica Jundiapeba, também apresentou palestras, rodas de conversas e panfletos informativos na entrada da unidade ao longo dos últimos dias.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos