Cidades
Publicada em 16/11/2019 - 17h23min

Nicolas Takada*
no ano

PM do Alto Tietê realiza 300 ações de combate a pancadões

Números divulgados pelo comando regional afirmam que 123 veículos foram vistoriados e 57 prisões foram feitas

Foto: Mogi News/Arquivo

Operações foram promovidas pelos três batalhões subordinados ao CPA/M-12
Com um número crescente de festas e bailes que acontecem no Alto Tietê, a Polícia Militar já realizou, desde janeiro deste ano, mais de 300 ações da Operação Pancadão, com o objetivo de impedir a perturbação do sossego de todos os moradores. Segundo a PM, 123 veículos de diversos tipos foram averiguados e recolhidos durante as várias fases da operação.
As operações são planejadas e executadas nos períodos da noite e madrugada dos finais de semana com a finalidade de acompanhar as ocorrência em bailes e em locais públicos, o que acaba gerando diversas reclamações de perturbação de sossego, por meio de denúncias dos moradores próximos, além de prevenir delitos que às vezes são praticados em decorrência da realização dos eventos.
De acordo com o levantamento feito pela PM, cerca de 10 mil pessoas, incluindo condutores, passageiros e populares foram abordadas, durante as fases da operação no Alto Tietê. Tendo um total de 57 prisões, sendo sete apreensões de adolescentes e a captura de 16 procurados pela Justiça. Também foram vistoriados 15 estabelecimentos comerciais e 4.157 veículos que estavam sendo usados durante as festas e bailes, no entanto, 123 foram apreendidos, em que nove eram roubados ou furtados.
Segundo o tenente coronel Leandro Lessa, do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12), os frequentadores dos eventos se reúnem com o intuito de confraternização, mas muitas vezes acabam se excedendo, promovendo a desordem nos locais. "Por ocuparem as vias públicas, as pessoas acabam realizando diversos crimes contra a pessoa, o patrimônio e os costumes, ocasionando resultados nocivos à sociedade, e assim, a Polícia Militar vem através de ações preventivas específicas restabelecer a ordem, agindo em defesa da sociedade", disse.
Mais dados
A operação também realizou a apreensão de 19 documentos, dois equipamentos eletrônicos, quatro armas e a quantia de 519 quilos de drogas, que não foram especificadas pela PM. Nas ações também foram feitas 1.096 autos de infração de trânsito e 55 boletins de ocorrência por crimes variados, sendo 15 por tráfico de entorpecentes.
(*Texto supervisionado pelo editor.)
Compartilhe

Video

Mais vistos