Cidades
Publicada em 09/11/2019 - 00h32min

Capacitação

Curso aborda tema Saúde da Família em Itaquá

Foto: Osvaldo Birke/AIPMI

Ação é voltada aos trabalhadores da Saúde da Família
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba, por meio da Equipe Técnica, está realizando um Curso Introdutório em Saúde da Família, dirigido a todos os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF) da cidade.
O treinamento é direcionado a enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários e diretores, alcançando um total de 180 pessoas. Os profissionais das equipes foram divididos em seis turmas, duas turmas por semana, com o objetivo de qualificar aqueles que ingressam na atenção primária à saúde no município.
"Além de apresentar os procedimentos para o pessoal que foi recentemente incorporado à equipe, o introdutório também serve para reciclar e atualizar aqueles que trabalham na Estratégia há mais tempo, unificando a atuação dos profissionais", explicou a enfermeira Ariane Antunes Gonçalves Shiroma, coordenadora da Atenção Básica do município.
Realizado nas instalações da Univeritas, o curso introdutório é dividido em quatro eixos: 1) a atenção primária à saúde no contexto das políticas públicas de saúde e as estratégias de implementação; 2) a organização dos sistemas locais de saúde, com ênfase no planejamento de base
territorial; 3) o processo de trabalho das equipes; 4) a atuação interdisciplinar e participação popular.
"Um dos principais objetivos da Secretaria de Saúde é qualificar cada vez mais toda a equipe para isso se refletir em um melhor atendimento à população. Esse curso introdutório é uma ferramenta importante nessa política de nossa pasta", comentou o Secretário da Saúde, William Harada.
Compartilhe

Video

Mais vistos