Editorial
Publicada em 06/09/2019 - 23h27min

Crescimento do EAD

A aquisição da Brazcubas Educação pelo grupo Cruzeiro do Sul, anunciada nesta semana, comprova a tendência nacional do crescimento da modalidade de Ensino a Distância (EAD) em relação aos cursos presenciais. Um dos objetivos declarados pela compradora é investir no segmento não presencial como forma de incrementar a sua participação no Alto Tietê. Nesse sentido, a compra da unidade mogiana é mais um indício. Atualmente, a Brazcubas possui perto de 60% de sua operação concentrada no EAD, explorando 28 cursos na plataforma digital contra 23 na modalidade presencial. São, ao todo, cerca de 20 mil estudantes.
Há estudos que apontam que até 2022 o número de alunos ingressantes nas universidades brasileiras em cursos EAD vai ultrapassar o dos presenciais. Isso significa que num prazo bem curto, toda a estrutura física e operacional das instituições deverá ser modificada, guinando para um ensino estruturado na alta tecnologia com a participação direta de professores virtuais e conteúdos flutuantes. O desafio de uma década atrás, de transmitir vivência prática em plataforma não presencial, parece estar superado.
Além disso, o perfil do aluno na modalidade a distância também mudou. Se, há algum tempo, os cursos eram voltados ao estudante mais velho, aquele que já atuava no mercado e tinha restrições de tempo para estudar, hoje, a preferência é pelo jovem, cuja afinidade com a tecnologia é infinitamente superior ao do adulto estabelecido. Existe também um certo imediatismo pelos resultados, característica das novas gerações. Essa forma rápida de aprender e de transformar conhecimento em ganhos financeiros está presente na combinação eficaz do formato EAD com o pretendente jovem.
A presença da Cruzeiro do Sul na região deve mexer com o mercado do Ensino Superior. As instituições tradicionais do Alto Tietê vão enfrentar a concorrência de um grupo que ocupa a quinta posição no quadro nacional e que tem se destacado com o ensino virtual. Quem sai ganhando é o público, cujo leque de opções acadêmicas será ampliado e, por reação natural, oferecido com valores mais acessíveis.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos