Cidades
Publicada em 10/09/2019 - 22h58min

Thamires Marcelino*
Mogi

Cerca de 30 mil pessoas são vacinadas contra o sarampo

Em toda a região, quase 50 mil moradores receberam a dose da vacina nas Unidades Básicas de Saúde

Foto: Mogi News

População começou a ficar preocupada com o avanço da doença no Alto Tietê
Os índices de sarampo no Alto Tietê vêm apresentando elevação desde o mês retrasado e o Grupo Mogi News está acompanhado não só o crescimento dos casos da doença, mas também as ações de prevenção dos municípios.
De acordo com os dados mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, 30 mil pessoas já foram vacinadas. Por dia, cerca de 500 mogianos recebem imunizações. No total, Mogi, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Biritiba Mirim vacinaram 49,4 mil pessoas. Outros municípios da região também foram procurados, mas não informaram os dados sobre cobertura vacinal até o fechamento desta edição.
Em Poá, a Secretaria de Saúde afirmou que 8,3 mil pessoas já foram vacinadas contra o sarampo, sendo que por dia 130 doses para a prevenção são aplicadas em média.
Ferraz é a terceira cidade que apresentou uma das maiores quantidades de vacinação. Cerca de 107 doses são aplicadas por dia e, até o ontem, 6,3 mil habitantes foram vacinados. As informações são da Vigilância Municipal Epidemiológica, que e também confirmou que os estoques das doses estão regulares.
As Unidades Básicas de Saúde de Suzano aplicaram o total de 3,4 mil doses contra o sarampo. Os dados também foram transmitidos pelo Pasta de Saúde, mas a quantidade de vacinações diárias não foi informada.
Apesar de ter somente uma pessoa infectada com sarampo, Biritiba também está realizando diversas programações de intensificação para a prevenção da doença. Os dados mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde mostram que 1,1 mil pessoas já foram imunizadas na cidade.
Preocupação
Com o aumento dos casos de sarampo, a população está cada vez mais preocupada principalmente com as crianças. Este é o caso da dona de casa Leci Souza de Sales, de 33 anos, que estava vacinando o filho de seis meses. "Eu e meu esposo estamos sempre acompanhando os números de sarampo pela internet. Ficamos muito preocupados com o crescimento e desde então estamos atento para vacinar nossos filhos", disse.
Também preocupada com os índices crescentes, a dona de casa Larisse de Castro, 23 estava visitando a Unidade Básica de Saúde (UBS) para que os enfermeiros verificassem se havia necessidade de mais uma dose de reforço para os filhos. "Hoje eu trouxe a caderneta das crianças para ver se está tudo certo ou se eles precisam se vacinar mais uma vez. Sempre vejo nos noticiários que os casos estão crescendo e não quero descuidar", concluiu.
*Texto supervisionado pelo editor.

Vacinação contra o sarampo

Cidades                     Quantidade de pessoas vacinadas
Mogi das Cruzes                           30.000
Poá                                            8.392
Ferraz de Vasconcelos                   6.398
Suzano                                       3.448
Biritiba Mirim                                1.192
Total                                                  49.430
Fonte: Secretarias de Saúde
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos