Artigos
Publicada em 24/08/2019 - 00h15min

Olavo Câmara

O presidente que desejo

O Brasil vive um momento de grandes reflexões e também de decepções no plano político. Apesar da situação calamitosa atual, não se pode perder a esperança. O país é rico em recursos e tem plenas condições de se tornar desenvolvido. Mas em quem votar nas próximas eleições?
O candidato à presidência deve ter as seguintes qualidades e preparo: é preciso que seja um cidadão que tenha amor à ciência, ser profundamente patriota, desapegado do materialismo, estudioso, ter erudição, ser um cientista da vida, sábio e com uma trajetória invejável. Ter preparo e qualificações que possam se aproximar de Winston Churchill, George Washington e Abraham Lincoln. Além do mais, deve ser alguém que jamais irá fraudar, roubar e furtar. Existe este candidato?
Estou torcendo para que apareça, pois, caso contrário, terei de anular o meu voto, mesmo contrariado. Embora com tantos problemas e desânimo, ninguém pode acusar que no Brasil não há eleições livres. Há democracia, mas a grande maioria dos eleitores é muito frágil no entendimento e participação política. As denúncias, corrupção, fraudes, desmoralização e a prisão nos últimos tempos de autoridades, empresários e políticos, desmotivam ainda mais o povo eleitor.
Os partidos e os políticos têm muito medo e comentam: "caso o Congresso Nacional torne o voto não obrigatório, os eleitores não mais comparecerão às urnas". Entretanto, vale destacar que em todos os países civilizados onde foi implantado o voto livre, desobrigando o eleitor de comparecer e votar, a média de participação tem variado de 50% a 80%.
Fala-se tanto em reformas, implantação de um novo sistema, criar uma nova cultura e ensinar o brasileiro a escolher os candidatos. Mas, quem tem de aprovar as reformas é o Congresso Nacional. Aí vem a decepção. Nas eleições são escolhidos deputados federais e senadores, mas não parecem ser homens livres e de bons costumes. Eis aí os desafios. Combater o estelionato político é a guerra a ser travada.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos