Artigos
Publicada em 13/08/2019 - 00h18min

Afonso Pola

Hábitos e costumes

Durante o século XX, principalmente em sua segunda metade, experimentamos um intenso desenvolvimento tecnológico e profundas transformações, impactando fortemente nosso comportamento. A automatização industrial acelerou o processo de fabricação, permitindo um intenso aumento e diversificação da produção. Com isso, houve a consolidação das grandes metrópoles que passaram a concentrar multidões. Aceleramos nosso ritmo de vida e passamos a criar novas necessidades de consumo.
Passamos a conviver com a produção de uma gama diversificada de produtos que aparentemente nos dá comodidade. Mas o excesso de comodidade produz, como sua consequência direta, o aumento do sedentarismo. A massificação do uso do carro, elevador, escada rolante e do computador são apenas exemplos de um comportamento que contribui para que as pessoas reduzam suas atividades físicas.
A adoção de hábitos e costumes que contrariam nossa natureza, aliada ao intenso estresse imposto por uma sociedade extremamente competitiva acaba, muitas vezes, tornando precoce a incidência de determinados males como o derrame e o infarto.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) hoje cerca de 70% das doenças estão relacionadas direta ou indiretamente ao estilo de vida. Esses novos hábitos e costumes repercutem inclusive na vida das crianças. Tanto que, de acordo ainda com a OMS, a atual geração deverá viver menos que seus pais, em função do avanço de determinadas doenças nesse segmento da população.
Tal comportamento também é responsável por outras tragédias sociais. A violência que se instalou no espaço urbano é um desses males da contemporaneidade. Até porque ela existe ou como consequência das profundas desigualdades sociais ou, em uma escala menor, mas crescente, como resultado do enfraquecimento dos valores sociais voltados à vida humana. Nesse caso, os jovens são as maiores vítimas.
Por fim, nosso estilo de vida compromete de forma muito desastrosa o meio ambiente, interferindo na qualidade de vida das gerações atuais e futuras.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos