Brasil e mundo
Publicada em 02/08/2019 - 01h49min

Dirceu Sousa

Empregos crescem

Relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgado na última quarta-feira, mostra que a taxa de desemprego no país apresentou uma leve queda de 0,7% no segundo trimestre do ano, em termos nacionais, na comparação com os três primeiros meses de 2019. O quadro é altamente positivo, pois representa a abertura de 294 mil postos de trabalho com carteira assinada no período, uma elevação não vista nos últimos cinco anos.
Além desse volume apontado no levantamento do IBGE, há de se destacar o aumento da população ocupada em 1,4 milhão de pessoas no país somente no segundo trimestre, mesmo que boa parte desse contingente ocupe espaço com os empregos informais. O estudo mostra o que se sabe há um bom tempo: cresce o mercado da subutilização da mão de obra e as vagas para atividades que exigem especialização sobram principalmente nas indústrias. Pela urgência de recuperar ganhos, as pessoas trocam o estudo pela atividade de retorno imediato.
Diante disso, aumenta a importância dos postos municipais que encaminham trabalhadores às vagas abertas, principalmente porque uma grande parcela das atividades não exige experiência e dá oportunidade para o primeiro emprego dos jovens. O programa da prefeitura, Emprega Mogi, anunciou a abertura de 110 vagas para um supermercado que será instalado na cidade, das quais uma parte dispensa pré-requisitos. Em Suzano, o projeto Mais Emprego realiza intermediação semelhante, priorizando o morador da cidade e segurando a circulação de renda município.
São as contingências de um mercado que vive oscilando. Tamanha variação não permite se chegar a uma conclusão definitiva. Os municípios fazem o que podem, servindo como intermediários na contratação de trabalhadores, pois apenas o trabalho formal gera impostos e traz receita às administrações. Ao mesmo tempo, atuam na criação de capacitações rápidas que oferecem uma formação mínima. Esta lição, todos aprenderam: é preciso dançar conforme a música.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos