Opinião
Publicada em 08/07/2019 - 22h32min

Paulo Passos

Vai um cafezinho

A apresentação presidente da República ante o Grupo dos 20 deixou a desejar. Já em sua chegada, em aeronave luxuosa demais para os padrões de um povo carente de tudo, ao que parece, não descansou como devido, bem como não se banhou como convinha. Resultado: deixando de lado a majestade do cargo - e representava, naquele instante, a todos nós -, apresentou-se com blusão aberto e amarfanhado, camisa amarrotada, e cara de poucos amigos, descontando na Imprensa internacional que o cercava com humor próprio de estrebaria, seu estado de espírito.
E, aos que ainda ponderam que o importante não é o invólucro e sim o conteúdo - pese, em determinadas ocasiões ser necessária a representatividade -, no demais, nada fez.
Esnobado por Macron e Merkel, que cancelaram os compromissos bilaterais assumidos, foi obrigado a limitar-se a aceitar a condescendência de uns poucos minutos de contato com o primeiro ministro francês e com a chanceler alemã.
Por outro lado, após anunciar que inquiriria Putin sobre a intervenção russa na Venezuela, bastou sentir o olhar frio do antigo espião soviético, para se encolher no canto e deixar o reclamo para ocasião oportuna.
Por último, patente, na fotografia dos chefes de Estado que sua companhia não era disputada, sendo relegado - e com ele a imponente nação que dirige - a um plano inferior, ao canto menor do documento oficial.
Assim, sem ter pauta alguma, relembrando os tempos da colonização portuguesa, teve todo o tempo para dedicar-se às missangas, bijuterias de nióbio. Ah, sim! Firmou-se acordo entre o Mercosul - que o capitão abomina - e União Europeia. Mas as negociações marchavam por quase 20 anos e o grande artífice, não se pode esquecer, foi Temer.
Porém, na contramão dos fatos, o atual "Golbery Analfabeto" Augusto Heleno, nas passeatas de domingo, proclamou como "histórica" a participação do capitão no encontro. Só se considerarmos a frase que se tornou risível realidade: como o homem do cafezinho.
Compartilhe

Video

Mais vistos