Autonews
Publicada em 20/07/2019 - 22h44min

pioneirismo

Honda faz lançamento de nova versão da Africa Twin

CRF 1000L traz de volta o espírito de aventura proporcionado pela XRV 650, de 30 anos atrás

Foto: Foto: Divulgação Honda

O equilíbrio ideal entre peso e potência está na raiz do sucesso da Honda CRF 1000L Africa Twin, modelo que reproduz com fidelidade o único elemento em comum com a pioneira Honda XRV 650 Africa Twin, lançada há 30 anos: trazer o fascínio do espírito de aventura para o dia a dia. A CRF 1000L Africa Twin e sua nova versão, a CRF 1000L Africa Twin Adventure Sport, são maxitrails versáteis, motocicletas que tanto podem ser usadas em deslocamentos urbanos como nas aventuras mais radicais.
Tanto a renovada CRF 1000L Africa Twin como a inédita versão Africa Twin Adventure Sports estarão disponíveis em versão Standard e Travel Edition, esta última equipada com acessórios oficiais, como proteções tubulares, cavalete central, malas laterais e top case, disponível na versão Africa Twin. Ambas compartilham de consagrada base técnica, aperfeiçoada para o modelo 2020.
A CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports se destaca pelas suspensões de curso estendido e detalhes que a tornam ainda mais competente para enfrentar roteiros mais exigentes, e que também será vendida em versão Travel Edition, adicionada do kit de malas laterais e cavalete central.
Desde o início, o projeto da CRF 1000L Africa Twin teve como alvo criar uma motocicleta versátil, capaz de oferecer excelente performance tanto em longas viagens por estradas pavimentadas como também nas incursões fora de estrada. Atender utilizações tão diferentes não deveria, contudo, menosprezar os pequenos deslocamentos urbanos, resultando em uma moto completa.
O motor bicilíndrico paralelo de 999,1cc resultou da prioridade dada a conciliar dimensões compactas e peso reduzido. De fato, soluções técnicas inéditas para o posicionamento de componentes como a bomba de água e de óleo, assim como o sistema de acionamento destas acabaram por dar ao motor da Africa Twin dimensão longitudinal equivalente às do motor da CB 500X.
As versões 2020 da Africa Twin receberam modificações na caixa do filtro de ar para melhor resposta do motor em médios regimes de rotação. Idem com relação ao sistema de escapamento, alterado para melhora na emissão de potência, o que resultou em uma sonoridade considerada muito mais agressiva.
O chassi tipo berço semi-duplo de aço é comum às duas versões da Africa Twin e proporciona um adequado compromisso entre estabilidade em alta velocidade e as qualidades específicas ao uso fora de estrada. São seis os pontos de fixação do motor ao quadro, o que reduz vibrações e a necessidade de dotá-la de amortecedor de direção. Outro aperfeiçoamento nas versões 2020 da Africa Twin é a bateria de lítio-íon, que contribuiu para uma redução de peso de cerca 2,3kg.
As suspensões dianteiras Showa tipo invertido com tubos de 45mm de diâmetro e conjunto mola-amortecedor traseiro são totalmente reguláveis. A versão Africa Twin Adventure Sports se caracteriza por curso ampliado em 20 mm em ambas suspensões. Rodas aro 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira tem aros de alumínio.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos