POP TV
Publicada em 25/05/2019 - 16h50min

Estadão Conteúdo
Novidade

As donas do pedaço

Nova trama de Walcyr Carrasco tem como eixo a rivalidade entre famílias e o amor impossível

Em "A Dona do Pedaço", dirigida por Amora Mautner, que estreou nesta semana na Globo, o autor Walcyr Carrasco criou sua trama em torno dos protagonistas Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira), que vivem um amor impossível por fazerem parte de duas famílias rivais, de justiceiros: ela pertence ao clã Ramirez; ele, ao dos Matheus. Mas são Dulce, personagem de Fernanda Montenegro, e Nilda, vivida por Jussara Freire, as grandes matriarcas dessas duas famílias.
São elas que, à sua própria maneira, comandam e protegem os seus pares. E, apesar da crueza da realidade em que vivem, Dulce e Nilda se tornam também polos de amor, de fortaleza para quem com elas convive. A primeira é avó de Maria da Paz e a ensina a fazer bolos - o que será importante para o futuro da neta. A segunda, mãe de Amadeu, defende ele e os outros filhos com unhas e dentes. 
Dulce está à frente dos negócios da família Ramirez. Já Nilda conta com o marido, Miroel Matheus (Luiz Carlos Vasconcelos). Elas são duas personagens-chave na primeira fase da trama, que se passa na fictícia cidade de Rio Vermelho, no interior do Espírito Santo. "São tantos anos de matança, então o início da novela é um acerto que detona a história a ser contada. Mata daqui, mata dali. Vingança de um lado e de outro, dentro de uma lógica deles de matança", conta Fernanda. "Esses capítulos são muito bonitos, uma dramaturgia de grande qualidade dentro do melodrama e dentro do folhetim, que é uma expressão literária que, no fundo, como diz Nelson Rodrigues, está na base de toda e qualquer história humana que se conte. É uma história tão forte que detona uma explosão de crises e situações. E nisso o Walcyr é mestre", completa a atriz. 
O acerto ao qual Fernanda se refere é o atentado a Amadeu no dia em que ele se casa com Maria da Paz. Nos anos 1990, os dois se conhecem, se apaixonam e, mesmo sabendo da rivalidade das famílias, engatam um romance e marcam o casamento. E, no altar, Amadeu leva um tiro. Ninguém sabe de onde partiu, mas o clã Matheus atribui o atentado aos antigos inimigos e promete vingança. Isso faz também com que Nilda, como mãe, tome suas providências. "Ela tem muito respeito pelo marido, mas é aquela mulher que tem prazer de ser o grande útero daquela família, ela tem prazer visceral em ser mãe daqueles meninos, e ela vai fazer tudo por eles. Nilda é um animal amoroso para cima dos filhos: não mexa com meus filhos", diz Jussara Freire
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos