Opinião
Publicada em 13/04/2019 - 00h56min

Paulo Passos

Vice-versa

Já se tornou praxe, transcorrido o lapso, se fazer prognósticos sobre o governo que começa. O tempo em questão é meramente simbólico, eis que já se viram administrações que se empenham em marcar território com amontoado de medidas iniciais, arrefecendo-se ao após, e terminando com avaliação pífia, como vice-versa. De qualquer maneira, os especialistas tecem considerações quando se alcança a data, emitindo "abalizadas opiniões".
Na novel presidência brasileira novamente se repete o fato, culminando os meios de comunicação por fazer interessante comparação entre a gerência Bolsonaro e outras que o antecederam.
E, de acordo com eles, a gestão de agora perde longe para as anteriores, a partir do instante em que, além de não demonstrar para o que veio, sequer acena com planos que contemplem o futuro.
Mas, não precisa ser expert para que se chegue à solene conclusão. Simples vista d'olhos do brasileiro comum sobre o panorama nacional é o suficiente para que se chegue ao mesmo resultado.
Senão vejamos. No tripé que tem, de há muito, angustiado o povo brasileiro - educação, saúde e segurança -, quais foram as modificações para melhor?
No primeiro dos itens, o ministério que teve por titular um senhor estrangeiro que, em seu breve mandato, soube apenas assacar contra a honra dos nacionais, além de promover lambanças de toda a ordem, com a defenestração continua de seus assessores, nenhuma!
Quanto ao segundo, as mortes nos hospitais abarrotados e sem a mínima aparelhagem para atender às carências da população, aliadas aos reclamos de doentes que, habitando sítios distantes, sequer remédios básicos têm à sua disposição, tem sido a tônica.
Cuidando-se de segurança, o leitor sequer precisa de exemplos para que dê sua resposta. Relembre-se, no entanto, da violência que grassa solta sem que palavra alguma de alento provenha do governo federal.
Nas outras áreas, seguramente, a situação é a mesma. Tomara, para o gaudio geral, que a gestão, pífia em seu começo, se caracterize pelo vice-versa.
Compartilhe

Video

Mais vistos