Editorial
Publicada em 21/04/2019 - 00h09min

Sueller Costa

Espírito de renovação

Hoje é Domingo de Páscoa, uma data que vai além dos ovos de chocolate. Tendo como essência o espírito religioso, a ocasião representa renovação e perseverança. É um momento que inspira a fraternidade, a solidariedade e a luta por um mundo melhor, tendo o amor à vida como alimento. Premissas importantes em tempos nebulosos, em que a imprevisibilidade é o que está acompanhando os diversos setores da sociedade. Ao meio dessa fase obscura, muitos procuram observar o lado bom das tempestades, aprendendo, com elas, a se reinventar, inovar e renovar.
Páscoa, aliás, representa renovação. Este sentimento é o que tem feito com que muitos trabalhadores, e das mais diferentes camadas, qualificações, experiências, e, principalmente, faixas etárias, se reinventem dia após dia. Ao meio de uma crise econômica que já gerou 13 milhões de desempregados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), muita gente competente está fora do mercado, e, em busca da sobrevivência, tem se transformado. Devido às dificuldades para retornar ao emprego formal, muitos desistiram de procurar uma vaga. Estes receberam o nome de "desalentados", e eles já chegam a 4,2 milhões.
Esse cenário levou muitos à decisão de trabalharem por conta própria, gerando o aumento do empreendedorismo. Já são 23,9 milhões de pessoas investindo em suas potencialidades para garantir o sustento familiar. Segundo o Sebrae, há aqueles que abrem um negócio por oportunidade ou necessidade, ou seja, suprir a dificuldade. Este último caso é representado por 37,5% dos empreendedores cadastrados. Apesar de não ser um número alto, em proporção ao primeiro caso, ele vem aumentando, e é fruto da crise econômica. Indiferentemente das razões, o fato é que as pessoas estão em busca de um caminho. Elas se veem abertas a oportunidades com as quais possam identificar um novo talento e exlorar um novo cenário. Os dados assustam, ainda mais quando estima-se que o país se reerguerá em dez anos. No entanto, que o espírito pascoal inspire os que são perseverantes por um momento melhor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos