Opinião
Publicada em 13/03/2019 - 00h19min

José Mauro Jordão

O mal de cada um

Num trecho da conversa com a paciente notei que nuvens negras e ameaçadoras do futuro invadiram sua mente, e concluiu: "Não quero ter filho! Nascer e crescer num mundo cruel como o nosso é só para sofrer!" Argumentei: "Você tem condição de rejeitar o mal do presente por ter vivido melhor no passado, porém, a criança que nasce hoje não tem passado para comparar e será feliz por ter vindo a um mundo com mil desafios para vencer, como você venceu".
A ansiedade temerosa das pessoas com os problemas que irão, ou não, acontecer no dia de amanhã, ao chegar amanhã estarão aflitas com o depois de amanhã, e se isso não tiver um fim levará, sem dúvida, muitos ao desespero por sofrerem com antecipação por coisas que apenas existem na imaginação. Adoce a razão usando uma medida cheia de fé, ingrediente esse, recomendado por Jesus, trará tranquilidade à sua mente e ao seu coração: "Não estejais solícitos pelo dia de amanhã. Basta a cada dia o seu mal".
O mal e o bem crescem juntos como o joio e o trigo, sabedoria é discernir qual é o trigo e curtir, cada dia, o lado bom da vida nas pequenas coisas: olhando as flores lindas e perfumadas do jardim, ouvindo o trinado alegre dos pássaros, saboreando uma fruta gostosa, rolando na grama com seu filhinho, sentindo nos pés as águas frias e inquietas de um regato, e lembrando com satisfação que "as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã". Ao abrirmos a janela no raiar de um novo dia pense feliz: "Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele." Salmo 118:24.
Realizar grandes sonhos é dispendioso, leva mais tempo, porém, os pequenos, ao nosso alcance, não devem ser adiados. O futuro é muito incerto: o carrasco do tempo nos enfraquece, não enxergamos mais tão bem a paisagem que desfila diante dos nossos olhos, as nossas juntas sofrem com a caminhada das programações. A viagem turística acaba mais na busca de "sombra e água fresca". O melhor tempo para viagem, ainda, é aquele sem bengala na bagagem.
Compartilhe

Video

Mais vistos